Google pode ter que pagar 100 mil por coleta de dados indevida

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 5 dias

No ano passado o Google admitiu que usou seus carros do Street View para capturar dados indevidamente. Além de capturar imagens das construções das ruas em que ele passava, os carros da empresa também coletaram dados de redes WiFi abertas e endereços MAC, algo que não deveriam fazer. Na época uma investigação foi aberta pela FTC, agência que tem como objetivo proteger clientes e consumidores nos EUA, mas ela não penalizou o Google. Hoje, no entanto, uma outra agência resolveu fazê-lo.

Como punição por capturar os dados, o Google foi multado em 100 mil euros pela CNIL, agência reguladora de privacidade na França. A agência justifica o valor da multa ao dizer que o Google não colaborou o suficiente com as investigações sobre a coleta de dados, mesmo que já tenha eliminado todos eles. A agência, por exemplo, pediu que o Google enviasse o código-fonte de todos os dispositivos que estavam nos carros na hora da coleta, para análise, porém o pedido nunca foi atendido. A gigante da web ainda tem dois meses para tentar recorrer da decisão, segundo um porta-voz.

E esse não é só a França que está processando o Google de alguma forma. Apesar das investigações federais dos EUA terem sido encerradas, diversos estados do país ainda têm ações legais contra a empresa, bem como outros países na Europa.

Então fica a lição, nobres leitores do TB. Se você for passear por aí tirando fotos de ruas e seus arredores, tenha certeza de que não está capturando nenhuma informação que esteja livremente disponível pelas ondas de rádio, como sinais de rede WiFi ou endereços MAC. Ou se fizer isso, tome cuidado para não ser pego. =P

Com informações: Electronista.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados