De acordo com um levantamento feito pela empresa de pesquisa de audiência Nielsen divulgado nesta terça-feira atualmente 96,7% das casas do país têm pelo menos um aparelho de TV entre seus pertences, número sensivelmente menor que o índice de 98,9% registrado anteriormente. Um dos motivos para isso, segundo a empresa é a quantidade de jovens “recém-formados e entrando no mercado de trabalho” que não compram TVs por que preferem assistir os filmes e programas prediletos pela internet.

Outra das razões apontadas pela Nielsen que também explicam essa perda de terreno foram as famílias carentes que não tiveram condições de comprar set top boxes compatíveis com o sistema de TV digital do país, que substitui integralmente o tradicional sinal analógico por lá em fevereiro de 2009.

Aos que acham que os velhos e bons televisores estão com os dias contatos, a empresa diz que “a TV ainda segue firme como o centro de consumo de mídia das famílias normais” e que “uma minoria das pessoas estão encontrando uma maneira de viver sem televisão”. E relativiza seus dados ao lembrar que a diminuição da participação das TVs registradas há quase 20 anos também aconteceu depois de uma crise econômica e que a maior queda de popularidade: “A TV perdeu espaço sobretudo entre as famílias com renda anual de US$ 20 mil (…) são pessoas que estão na parte debaixo da cadeia econômica e que têm que pensar duas vezes se sua TV ou antena quebram”, completa.

Com informações: NYT

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados