Arquivo Jogos

Wolfenstein 3D completa 19 anos

João Brunelli Moreno
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Há exatos 19 anos chegava às lojas dos EUA o game Wolfenstein 3D, primeiro título first shoot person a conquistar sucesso de público e crítica no então novato mercado da computação pessoal. Desenvolvido pela iD Software, o título fazia o player encarnar o soldado da II Guerra Mundial William “B.J.” Blazkowicz em sua tentativa de escapar do sombrio castelo de Wolfenstein e derrotar o regime nazista.

A primeira versão do game a chegar às lojas era destinada ao MS-DOS, mas nos anos seguintes ele seria adaptado para o Apple II e os consoles 3DO, Jaguar e Super Nintendo, que faziam sucesso na época. Desenvolvido pelo designer John Romero, o jogo abriu caminho para futuros clássicos como Doom e Quake, que até hoje fazem a alegria de muitos jogadores.

Ainda que mais discreta que suas irmãs, a franquia recebeu diversas atualizações nos últimos anos, como Return to Castle Wolfstein de 2001, Wolfstein: Enemy Territory de 2003, Wolfenstein RPG (para iPhone) em 2008 e Wolfenstein, para Windows, PS3 e Xbox 360 em 2009. Mas ainda assim sua versão clássica sempre irá morar em nossos corações ansiosos por estourar a cabecinha do führer.


(Vídeo do YouTube)

Com informações: Wired.

João Brunelli Moreno

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque