Na tradicional disputa dos navegadores temos um panda vermelho — vestido de raposa de fogo, é bem verdade — liderando na primeira posição. É que o Firefox 4 continua desafiando o Internet Explorer 9 junto aos usuários de internet, que têm feito os números do FF crescerem consideravelmente. O mesmo não se pode dizer do IE9.

Pelos dados da StatCounter, apurados pelo coordenador de comunidades da Mozilla, o Firefox 4 está bem na frente, chegando a quase 14% de adoção no mercado. Enquanto isso, o Internet Explorer 9 está pouco acima dos 4% de participação.

Comparativo de uso do FF4 e IE9. (fonte: StatCounter)

A vantagem da Mozilla está na capilaridade de seu software. O Firefox 4 roda tanto em Mac como em Windows. No sistema da Microsoft, funciona no Windows XP, Windows Vista e Windows 7. Enquanto isso, o IE9 foi liberado somente para Windows Vista e Windows 7 (nem pensar em Mac).

Como você pode observar no gráfico, a adoção do FF4 cresceu ainda mais quando ele foi incluído no Firefox Update, quando uma nova versão do Firefox é oferecida a todos os usuários de versões mais antigas. Não houve disparada similar quando o Windows Update começou a oferecer o IE9.

“Hoje, e no futuro previsível, a Microsoft será a número três em termos de uso entre os navegadores modernos”, escreveu o coordenador. Realmente, a MS enfrenta uma forte concorrência da Mozilla e do Google, com seu Chrome. É notório nas estatísticas do TB que o Chrome aparece em primeiro lugar, como navegador mais usado, seguido de perto pelo Firefox.

Com informações: ZDnet.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados