Carros da Toyota serão “amigos” dos proprietários no Twitter e Facebook

Thássius Veloso
Por

“Socorro. Preciso de uma revisão”. Esse é o tipo de mensagem que, no futuro, será comum nas redes sociais se depender da Toyota. A japonesa anunciou uma parceria com a Salesforce.com para que os próximos lançamentos da companhia contem com uma tecnologia própria de comunicação do veículo com o proprietário por meio das redes sociais.

Para tanto, a japonesa se aliou à Salesforce.com, provedora gigantesca de software baseado em cloud computing dos Estados Unidos. De acordo com a Reuters.com, o novo sistema rodará sobre a plataforma Azure, proveniente de outra parceria, dessa vez da Toyota com a Microsoft.

A rede social Toyota Friend está em desenvolvimento, para que os carros se comuniquem diretamente com os proprietários. Recados importantes, como alertas sobre revisões (baseado em informações de telemetria), serão emitidos a partir dessa rede, com direito a SMS para os celulares dos donos de veículos. A integração com Twitter e Facebook também está prevista para entrar em operação, garantindo que novos carros da Toytota tenham um arroba próprio (ou algo do tipo).

Por enquanto, a novidade está prevista para a safra do ano que vem de carros elétricos e híbridos. A má notícia é que somente os Toyotas japoneses terão o Toyota Friend instalado. Sabe como é, vão testar primeiro por lá antes de liberar o recurso para mercados maiores, como o americano e o europeu. E no Brasil? Você já sabe a reposta para essa pergunta. :B