"Aqui é Linus Torvalds, e se você está lendo isso, VOCÊ é a resistência"

Quando a Microsoft anunciou a compra do Skype, muitos ficaram preocupados com a possibilidade da empresa cessar o suporte a sistemas operacionais e plataformas diferentes do Windows. E, infelizmente, parece que é exatamente isso que pode estar acontecendo: em comunicado oficial, a Digium informou que o produto Skype para Asterisk não estará mais disponível para venda ou ativação…

Apesar de representantes da Microsoft assegurarem e prometem ajoelhados no milho que a empresa iria “continuar a investir e suportar clientes do Skype em plataformas que não são controladas pela empresa” (como visto aqui), na prática a história parece ser outra. E a primeira vítima parece ser o Skype para Asterisk, uma solução que permitia conectar o Asterisk à rede do Skype, através de um código proprietário cedido pelo Skype.

Segundo o comunicado oficial feito pela Digium, o Skype decidiu não renovar o acordo que permitia o uso desse código proprietário. Tornando, portanto, impossível a comunicação entre os serviços. Assim, não resta nada a não ser encerrar novas vendas e renovações da solução.

Felizmente, clientes que já compraram a solução não ficarão a ver navios: segundo acordo prévio, mesmo que o Skype decidisse encerrar a parceria a empresa continuaria prestando suporte e mantendo a comunicação entre os serviços por pelo menos dois anos. Tempo mais do que suficiente para as empresas buscarem alternativas e mudarem sua infraestrutura.

O Asterisk é uma solução Open Source de PBX via VoIP, muito usado em empresas que querem economizar em telefonia para Call Centers e Help Desks, além de várias outras finalidades. Com o Skype para Asterisk, o serviço conseguia se conectar à rede Skype como um cliente nativo, e assim os usuários de uma rede podiam ligar para usuários de outra rede sem custos.

Ainda não foi confirmado se essa decisão veio a mando da Microsoft, nem mesmo se faz parte do processo de compra, ou se foi apenas uma decisão estratégica da Skype. Mas é um pena que isso esteja acabando.

Não custa nada lembrar, a Microsoft também possui uma solução (proprietária, claro) de comunicação via internet, chamada Lync. Será que veremos uma maior integração entre ele e o Skype em breve?

Com informações: Linux Magazine.

Receba mais sobre Skype na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Relacionados