Alguns bancos brasileiros já oferecem o serviço de alerta por SMS para quando ocorrem transações como saque ou débito no cartão. Mas esse tipo de serviço ainda é bastante restrito em um ponto: o envio de mensagens ainda custa, tanto para o banco quanto para os correntistas. Então que tal ser avisado de um jeito que não custe nada para o correntista e quase nada para o banco? Já pensou em receber alertas pelas redes sociais?


É isso em que estão trabalhando uma empresa chamada Fóton Informática, que apresentou a solução hoje durante um evento voltado para instituições financeiras em São Paulo. Segundo Mário Malagutti, presidente da Fóton, a empresa já está testando com seus funcionários um sistema que avisa de novas transações por mensagens de bate-papo no Facebook ou DMs via Twitter.


(Clique aqui para entender a imagem)

Para ser avisado das transações, obviamente, o correntista precisaria seguir o perfil do banco no Twitter ou ser amigo dele no Facebook, para receber tanto as DMs quanto o aviso de chat. Nesse ponto a sirene de segurança na minha cabeça começou a apitar. Como nos dois métodos fica registrado um histórico do que foi enviado, o que fazer caso a base de dados de um dos serviços seja quebrada? Ou se alguém conseguir a senha do perfil responsável por enviar os alertas?

Por um lado, soa bastante útil ter um serviço que me avisa por DM ou mensagem no Facebook quando uma nova transação é realizada. Por outro, sempre há o receio de que por mais seguro que esse tipo de serviço seja, ele não vai ser seguro o bastante. Mas Malagutti garante que eles serão seguros e que até o final do ano 3 bancos já estarão testando o sistema. Veremos, né?

Com informações: InformationWeek. Dica do leitor César Augusto (@lacritique) via Twitter. Valeu, César!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados