Arquivo Brasil

Oi vai oferecer banda larga popular com franquia mensal de 500 MB

Thássius Veloso
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Demorou, mas o Ministério das Comunicações respondeu nossas perguntas sobre a banda larga popular, que permitirá aos brasileiros contratar a conexão de 1 Mbps por R$ 35 mensais. O Ministério explicou que cada contrato terá especificidades, então não há como falar em banda larga popular de uma maneira unificada.

Alguns leitores ficaram indignados ao lerem nossa reportagem falando sobre o assunto. Franquia de 300 MB é muito pouco, todos concordamos. Pois bem, fica o esclarecimento: a Telefônica instituiu esse limite de consumo mensal. Outras operadoras terão franquias diferentes.

500 MB

A Oi mostra-se mais razoável com relação a esse assunto. Os assinantes da banda larga popular de 1 Mega terão direito a 500 MB em downloads se a conexão for fixa; caso seja móvel, dependente do 3G, o limite reduz-se para 150 MB (assim como a Telefônica planeja fazer).

Não temos informações sobre as franquias que CTBC e Sercomtel planejam para seus serviços.

Mesmo que o limite mensal de tráfego seja atingido, o usuário  não ficará sem internet. O serviço será mantido, porém haverá redução nas velocidades — tais limites ainda não foram definidos. Os clientes da Oi poderão pagar pelo excedente caso queiram que a velocidade seja mantida, de acordo com informações do ministério. Outras operadoras poderão ter práticas diferentes dessa.

Por meio de sua assessoria, o Ministério das Comunicações esclarece ao TB que “existe uma cláusula nos contratos dizendo que a velocidade não pode cair a ponto de impedir a fruição do serviço”. Resta saber o quão mínima é a velocidade de conexão que garanta a “fruição” do serviço.

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque