Oi vai oferecer banda larga popular com franquia mensal de 500 MB

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 6 dias

Demorou, mas o Ministério das Comunicações respondeu nossas perguntas sobre a banda larga popular, que permitirá aos brasileiros contratar a conexão de 1 Mbps por R$ 35 mensais. O Ministério explicou que cada contrato terá especificidades, então não há como falar em banda larga popular de uma maneira unificada.

Alguns leitores ficaram indignados ao lerem nossa reportagem falando sobre o assunto. Franquia de 300 MB é muito pouco, todos concordamos. Pois bem, fica o esclarecimento: a Telefônica instituiu esse limite de consumo mensal. Outras operadoras terão franquias diferentes.

500 MB

A Oi mostra-se mais razoável com relação a esse assunto. Os assinantes da banda larga popular de 1 Mega terão direito a 500 MB em downloads se a conexão for fixa; caso seja móvel, dependente do 3G, o limite reduz-se para 150 MB (assim como a Telefônica planeja fazer).

Não temos informações sobre as franquias que CTBC e Sercomtel planejam para seus serviços.

Mesmo que o limite mensal de tráfego seja atingido, o usuário  não ficará sem internet. O serviço será mantido, porém haverá redução nas velocidades — tais limites ainda não foram definidos. Os clientes da Oi poderão pagar pelo excedente caso queiram que a velocidade seja mantida, de acordo com informações do ministério. Outras operadoras poderão ter práticas diferentes dessa.

Por meio de sua assessoria, o Ministério das Comunicações esclarece ao TB que “existe uma cláusula nos contratos dizendo que a velocidade não pode cair a ponto de impedir a fruição do serviço”. Resta saber o quão mínima é a velocidade de conexão que garanta a “fruição” do serviço.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados