Tecnoblog em números: Chrome continua líder entre os leitores

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

Desde o primeiro trimestre do ano passamos a publicar aqui no TB (depois de vários pedidos dos leitores) algumas das estatísticas percentuais das nossas visitas. Fizemos isso apenas a título de curiosidade, para mostrar ao menos parte do perfil de quem acessa o Tecnoblog e parte do que ele usa nesse acesso. Você pode conferir aqui as estatísticas do primeiro trimestre desse ano, mas se quiser ver os números do segundo trimestre (1º de abril a 30 de junho de 2011), siga lendo esse post.

Navegador: Chrome aumenta a vantagem

Enquanto no primeiro trimestre uma divisão bem clara existia entre o Chrome e o Firefox, os visitantes do TB claramente escolheram um lado. Mais especificamente o lado do Google. Enquanto no trimestre passado o Chrome tinha 32,80%, ele passou a ter 37,67% da fatia de visitantes, angariando principalmente usuários do Firefox e Internet Explorer, que perderam 2 e 3%, respectivamente.

O Safari teve uma pequena queda, mas bem pouca significativa, de menos de 1%. O Opera também sofreu uma queda mínima de número de usuários, mas ele continua a ocupar a posição de sexto navegador mais usado por leitores do TB.

Sistemas Operacionais: Windows ainda lidera

Com 82,15%, o Windows continua a ser o principal sistema usado por visitantes do TB. Não há muita surpresa aqui, visto que ele é o mais usado no mundo. Dentro desse universo, o Windows 7 também continua na liderança, seguido do XP e do Vista. Curiosamente, nesse trimestre tivemos 14 visitas de pessoas usando o Windows ME e 4 com 95. Máquinas virtuais?

Nesse trimestre, pessoas usando alguma versão do Mac OS X contabilizaram por 5,90% das visitantes, enquanto que aqueles usando Linux representaram 4,21%. Uma mudança não-esperada, ao menos por mim, foi em quem tirou o BlackBerry OS do 10º lugar: a Nokia.

Mobile: Android cresce mas ainda não vence iPhone

Você já acessou nossa interface mobile? Muitos visitantes do TB já. E a maioria deles usava iPhone, com 32,87% de visitantes no segundo trimestre. Se contabilizados todos os aparelhos com iOS, os dispositivos móveis da Apple permanecem na liderança e parecem que vão continuar por um bom tempo, principalmente pelo aumento de visitas de iPads e iPods.

O Android ainda ocupa o segundo lugar, mas ganhou 4% em relação ao trimestre anterior e hoje contabiliza 26,39% das visitas totais, enquanto que o iPhone perdeu pouco mais de 3%.Com exceção das visitas partindo de aparelhos BlackBerry e Nokia, que inverteram de posição em relação ao trimestre passado, não houve nenhuma grande mudança. Apenas uma queda já esperada no uso de sistemas com Symbian OS.

Nota | Os dados apresentados nesse texto são referentes ao segundo trimestre de 2011, tendo o Google Analytics como fonte.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados