Arquivo Internet

Exodus: aplicativo convida todos os seus amigos do Facebook para Google+

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

O Google+ completou duas semanas de vida, mas esse pouco tempo foi o bastante para envolver o nome da nova rede social em algumas polêmicas envolvendo o Facebook. Pelas minhas contas, ao menos dois aplicativos para o Facebook foram bloqueados só porque prometiam importar amigos dele para o Google+. Eis que hoje descobri um terceiro, que usa um método diferente mas que tem o mesmo objetivo final.

O aplicativo foi criado pela dupla de programadores americanos Albert Nichols e Jack Carter e se chama (segure o riso – ou não) Exodus. O que ele faz é um genial: ao invés de exportar os dados como e-mail e nome dos seus amigos do Facebook para depois serem importadas no Google+, o site simplesmente captura sua lista de amigos inteira e os convida para o Google+ usando o endereço @facebook.com. Simples assim.

Dessa forma seus amigos do Facebook recebem o convite para migrarem para o Google+ direto na caixa de entrada de mensagens. E se outros amigos deles usarem o Exodus, essas mensagens não ficarão ocupando espaço, elas apenas entram no mesmo tópico e se acumulam uma sobre a outra.

A única desvantagem é que aqueles que não migraram para o novo sistema de URLs personalizadas do Facebook não vão receber os convites. Mas provavelmente a dupla vai tentar passar essa barreira em algum ponto no futuro. E se conseguirem antes de serem bloqueados pelo Facebook, melhor ainda.

Atualização às 18:53 | Depois de um longo debate no Google+ sobre como o aplicativo funciona, resolvi entrar em contato com seus criadores para tirar algumas dúvidas.

Albert me respondeu dizendo que o site envia um e-mail para o [email protected] contendo um link de convite padrão para o Google+. Então a pessoa que receber essa mensagem não vai saber que ele veio de você. “Nós só criamos isso como uma maneira de enviar um monte de convites para seus amigos”, segundo Albert.

Mistério resolvido.

Atualização às 18:09, 16/07 | O aplicativo foi bloqueado pelo Facebook. Fuén.

Com informações: Reddit.

Rafael Silva

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque