Arquivo Aplicativos e Software

Apple corta Google Books da App Store

Thássius Veloso
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Okay, nenhuma das empresas admitiu tal situação. Mas se não foi isso o que de fato aconteceu, eu peço minha demissão do Tecnoblog imediatamente*. A história é a seguinte: o aplicativo de leitura de livros do Google simplesmente desapareceu da App Store. Ao que se sabe até o momento, a Apple teria todos os motivos do mundo para apagar o Google Books de sua loja de aplicativos. Entretanto, apenas um deles parece ser mais do que suficiente.

As novas regras para aprovação de apps para iPhone, iPod Touch e iPad proíbem que as empresas responsáveis pelas apps direcionem os usuários para sites externos a fim de promover compras. Por exemplo, uma loja virtual que vende DVDs por meio de um aplicativo teria que fazê-lo usando o sistema de compras da Apple – aquele que repassa para a empresa liderada por Tim Cook nada menos que 30% do valor total do produto.

Google Books no iPhone

O Google Books, por sua vez, é a iniciativa da empresa de internet para que os usuários possam ler livros comprados pela plataforma Google eBooks no smartphone/MP3 player/tablet da Apple. Esse mesmo app também permite comprar novas publicações. Com um triste detalhe: a transação não passa pela Apple. Em vez disso, é feita por meio dos sites mobile do Google.

Você pode até procurar, mas não vai encontrar resultados na busca dentro do iTunes para ‘google books’. O aplicativo foi sumariamente limado de lá. A essa altura do campeonato, o Google deve ter recebido alguma notificação lembrando que é necessário oferecer as mesmas transações (com exatamente os mesmos valores, no mínimo) dentro e fora do sistema de pagamentos in-app da Apple.

Curiosamente, a remoção do Google Books parece ser parcial. Se você buscá-lo no iTunes, não vai encontrar, mas ainda dá para fazer o download gratuito do app por meio desse link. Ele continua listado no índice de apps do iTunes publicado pelo site da Apple.

A Amazon continua firme e forte com o seu aplicativo de leitura de e-books Kindle no iOS. Resta saber até quando, visto que nele acontece o mesmo que a Apple possivelmente usou para remover o Google Books: há links para fazer as compras no site da Amazon. E nada de compras pelo sistema da Apple. Até quando?

* É brincadeira, viu, gente?

Com informações: GigaOM

Atualização 25.07 17h32 | O paradeiro do Google Books durou pouco. O Google reenviou o aplicativo para a App Store, dessa vez sem o links de compra. Assim pode.

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque