Com a flexibilização das terminações de domínio, aprovada pelo ICANN em meados desse ano, ficou muito mais fácil registrar sites como ou . O próprio nome do assunto poderia ser o TLD, forma técnica de chamar a terminação. Um grupo de desenvolvedores já pensa inclusive em como tirar proveito das novas regras para estimular a disseminação de aplicativos. Eles querem comprar a terminação .app.

O Projeto .App tem como objetivo garantir que os responsáveis por ele operem o registro de sites terminados em .app. Digamos que os criados do Angry Birds queiram um domínio similar ao jogos. Eles poderiam tranquilamente ficar com o . Assim, qualquer pessoa que acessasse o endereço saberia, logo ao ver a URL na barra do navegador, que se trata de um aplicativo.

Custa caro

Ideia boa na cabeça, mas falta o dinheiro na mão. O ICANN, autoridade máxima em assuntos de endereços de internet, prevê que o registro de novos TLDs comece em janeiro. Até lá, o Projeto .App precisa arrecadar uma bela fortuna.

O ICANN bem liberou os variados TLDs, mas vai cobrar caro por isso. A taxa para que o órgão apenas avalie se a terminação .app tem futuro custa 185 mil dólares (cerca de R$ 283 mil). Caso o TLD seja aceito – o propósito dele é interessante, então é provável que vá para frente –, o Projeto .App tem que arcar com mais 350 mil dólares (R$ 537 mil) de custos técnicos para finalmente começar a registrar os domínios .app.

Se você é desenvolvedor interessado no projeto ou não tem nada a ver com essa história de código-fonte mas simpatizou com o final .app, pode saber mais sobre como financiar o Projeto .App acessando o site deles. Olha aí o crowdfunding em ação mais uma vez.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados