Google nos tablets

Eu bem que já tinha avistado o novo visual do Google – tanto que postei uma captura de tela no meu Twitpic. Então, o Google anunciou hoje que uma versão específica do buscador para os tablets está em fase de implementação. Para tirar total proveito dos gestos touch e do tamanho do visor desses dispositivos.

Como você pode ver nas imagens do texto, ficou bonitão!

Quem tem smartphone sabe muito bem que o buscador tem uma interface especial para esse tipo de aparelhos. A tela é menor, então existe o esforço de fazer caber mais informação naquele espaço diminuto. Com os tablets, a história é o oposto: o Google sabidamente aumentou o tamanho dos elementos da página. Os textos estão maiores, bem como os botões. E já que os tablets como iPad ou Transformer são usados por meio da tela touch, a área em que o link é ativado pelo toque também ficou maior.

Um dos elementos visuais mais recentemente empregados pelo Google, o botão de busca azul está presente no novo visual. Abaixo da barra de busca, a companhia oferece os tradicionais filtros de pesquisa. Ao tocar em “Pesquisar”, o Google permite escolher o tipo de resultado de busca que o usuário deseja: imagens, vídeos, notícias, livros, places (lugares), blogs e discussões. Esse é um atalho prático para quem procura um determinado ponto turístico e fica com vontade de ver fotos, por exemplo.

Ao lado do “Pesquisar”, outros filtros dão a chance de exibir somente páginas em português ou somente do Brasil. Também está lá a filtragem por data de publicação das páginas. E por último, mas não menos importante, o filtro que exibe “sites com imagens”, “cronograma”, “páginas visitadas” e “ainda não visitadas” (dependendo do histórico salvo pelo Google para cada internauta.

O Google destaca que a página de busca por imagens ficou mais agradável de usar. “Nós focamos em melhorias que aprimorem a experiência de visualização por meio de prévias de imagem maiores, rolagem contínua e carregamento mais rápido das miniaturas de imagem”. De fato, o Google Imagens ficou impecável com o novo visual.

De acordo com a companhia, a interface especial para tablets estará em implementação nas próximas semanas. Ela será vista por quem usa iPad ou um tablet rodando Android 3.1. Mais de 30 idiomas serão suportados, incluindo o português do nosso Brasil.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados