Arquivo Antivírus e Segurança

Novo malware para Android grava suas conversas

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Na lista de coisas maliciosas já feitas por algum vírus, malware ou trojan para Android no passado, os itens “gravar dados pessoais” e “enviar dados para servidores na internet” são, provavelmente, os que mais ocorrem. Mas um novo malware para o sistema móvel do Google quebrou o paradigma ao ir um pouco mais além desses dois itens: ele grava o áudio das ligações em Androids infectados.

Segundo o pesquisador de segurança Dinesh Venkatesan, do blog Security Advisor da CA Technologies, enquanto alguns vírus no passado “apenas” gravam os registros de ligações, esse consegue ser mais avançado por ter a habilidade de gravar as conversas em um arquivo de áudio e as armazenar dentro do próprio cartão microSD do dispositivo.

Além disso, o programa também cria um arquivo de configuração contendo dados de servidores para onde as conversas seriam enviadas posteriormente. Venkatesan diz que apenas o ato de receber ou de fazer uma ligação já ativa o programa.

Para ser instalado, o usuário precisa ativamente procurá-lo e aceitar sua instalação, já que ele não está no Android Market (Vankatesan diz que recebeu de uma fonte). Naturalmente, como qualquer outro malware para Android, ele se faz passar de um aplicativo legítimo para conseguir a confiança do usuário. Mas como é possível ver na screenshot ao lado, as permissões de acesso que ele pede antes da instalação já deixariam alguns usuários um pouco desconfiados.

Rafael Silva

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque