Muitos dos usuários do Facebook podem ter algum problema com as complicadas configurações de privacidade da rede social, mas nem todos eles querem se vingar tirando a rede do ar. Não é o caso do grupo de hackers Anonymous, que está tão furioso com as práticas anti-privacidade do Facebook que já marcou até um dia em que o site será “destruído”.

Em um vídeo publicado na YouTube na metade do mês passado, mas apenas descoberto ontem, o grupo divulga a chamada Operação Facebook que está marcada para começar no dia 5 de novembro. Não há muitos detalhes do que eles planejam fazer, mas se o passado do grupo disser alguma coisa eles muito provavelmente vão realizar um ataque DDoS, deixando a rede inacessível por algum tempo.

Ainda na descrição do vídeo o grupo de hackers diz os motivos pelos quais o Facebook merece perecer, citando que eles têm passado informações para agências do governo americano, o fato das configurações de privacidade serem confusas e também cita a dificuldade de deletar uma conta. Todos motivos supostamente legítimos para que o Facebook deixe de existir.

Acho que a divulgação desse ataque acaba servindo como uma faca de dois gumes. Por um lado, os hackers podem conseguir mais suporte da comunidade para o próximo dia 5 de novembro, mas por outro eles também acabam dando tempo para o Facebook preparar seus servidores. Veremos quem sai vitorioso dessa disputa daqui a alguns meses.

Atualização às 09:40 | Parece que nem todo o grupo Anonymous concorda com o ataque. Algo esperado de uma organização que, por natureza, não tem exatamente um líder específico.

Com informações: Slashdot. Foto sob licença CC do usuário gaelx no Flickr.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados