Arquivo Celular

App do Boxee faz streaming de vídeo entre iPad e Mac/Windows

Thássius Veloso
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Não é mais necessário procurar aplicativos dos quais você nunca ouviu falar quando quiser assistir um vídeo armazenado no seu computador no visor incrível do iPad. O aplicativo do Boxee foi lançado e está disponível gratuitamente na App Store. Depois de baixá-lo, é bem provável que você abandone qualquer outro app que ofereça esse mesmo tipo de streaming. E detalhe: funciona tanto com OS X da Apple como com o Windows.

Boxee é antigo conhecido. Instalei o aplicativo no meu MacBook logo que o adquiri, tem um par de anos. Naquela época, era preciso ligar o Mac na televisão LCD por meio do VGA. Hoje em dia, todo mundo sabe que o HDMI é a melhor opção para esse tipo de atividade.

Desde lá, o Boxee cresceu. Virou um serviço que puxa recomendações dos seus amigos nas redes sociais. Virou um repositório de legendas, dependendo do nome do arquivo que você quer assistir. Virou inclusive o motor de uma set-top box chamada Boxee Box, produzida pela D-Link (e vendida por uma nota preta no Brasil).

Boxee no iPad

O Boxee para iPad é a mais recente empreitada da Boxee Inc, a empresa por traz do produto. Depois de instalar o aplicativo no tablet da maçã, o usuário tem acesso imediato aos recursos sociais da rede mantida pelo Boxee.

O pulo do gato está no streaming do conteúdo. Para utilizar o recurso, primeiro tem que baixar o helper (o Boxee Media Manager) no computador onde os vídeos estão salvos. Pode ser Windows ou OS X, de acordo com a empresa. Eu instalei no meu MacBook — em seguida, escolhi as pastas que deveriam ficar disponíveis no iPad. Instantes depois, o meu iPad 2 já listava esses arquivos.

Aqui se encerra a parte boa do Boxee no iPad e começa a parte ruim. Tudo configurado como manda o manual, eu simplesmente não consegui abrir praticamente nenhum dos vídeos que mantenho no meu Mac. Depois de dar play, aparecia o indicador de carregamento por alguns segundos. A imagem seguinte era uma área preta onde o vídeo deveria estar tocando.

Tentei o Boxee com arquivos AVI, MKV e MP4. Nenhum deles funcionou. O mais curioso é que a miniatura do vídeo aparece corretamente, o que dá a entender que o arquivo foi lido com sucesso. Não foi, entretanto. Resta saber o que está acontecendo de fato (ainda não tive tempo de consultar o fórum do serviço).

Boxee: não funcionou

De qualquer forma, fica a recomendação: baixe o Boxee na App Store agora mesmo. Não custa nada. E boa sorte.

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque