Nenhuma palavra sobre a aquisição anunciada pelo Google ontem. Foi dessa maneira que executivos da Motorola iniciaram uma coletiva de imprensa em São Paulo na qual o portifólio de produtos para o terceiro trimestre foi apresentado. O destaque vai para o Milestone 3, terceira geração daquele que, por muito tempo, foi considerado o concorrente direto do iPhone (hoje em dia tem o Motorola Atrix para assumir essa tarefa).
De acordo com o material de divulgação, o Milestone 3 pode ser considerado uma “potência móvel”. O smartphone conta com as mais recentes tecnologias desenvolvidas pela Motorola. Sobre o Android “básico” (palavras de Edson Bortolli, diretor de Produtos da Motorola Mobility no Brasil) há recursos específicos para usuários empresariais, como o wipe de todos os documentos do aparelho e a celebrada criptografia.
Para os reles mortais como eu e você, o Milestone 3 apresenta processador dual-core OMAP com clock de 1 GHz (seu antecessor apresentava processar com apenas um núcleo de 1 GHz). A memória RAM é de 512 MB, o que dá vida ao Google Android 2.3 (Gingerbread). Sim, esse celular da Motorola vem de fábrica com a versão mais atual da plataforma móvel. É o mínimo que eu esperava para um lançamento, inclusive.
Seu visor tem 4 polegadas. É amplo e brilhante, como pude conferir na área de demonstrações do evento. A resolução da tela é a qHD, que equivale a 960×540 pixels. Diferentemente de outros produtos apresentados pela Motorola para o terceiro trimestre, o Milestone 3 conta com um visor que não decepciona na exibição dos pixels: a concentração de pontos por polegada é bem maior do que no Screen Mini, que também foi mostrado hoje.
O Milestone 3 chega primeiro na Vivo em 29 de agosto (os preços e planos para a operadora não foram divulgados). A promessa da companhia é que seja vendido no varejo por um preço sugerido entre R$ 1.800 e R$ 2.000. Como de costume, as demais empresas de telefonia devem oferecer bons descontos para quem topar assinar o contrato de 12 meses.
Reza a lenda que a espessura do Milestone novo é 1 mm menor do que a vista em seu antecessor. Para mim não parece ser grande coisa, mas a Motorola estava comemorando essa conquista durante a coletiva. Na minha rápida experiência com o Milestone 3, percebi que o smartphone está pesado como as gerações anteriores: são 184g, face aos 169g dos modelos anteriores (de acordo com as especificações publicadas no PhoneArena).
Quando o assunto é vídeo, a promessa do Milestone 3 é de respeito: sua câmera de 8 megapixels captura em Full HD (1080p). Conectado com o HDMI, o celular também transmite vídeos nessa qualidade para monitores e televisões.
E como fica o Milestone 2? Segue sendo montado no Brasil e vendido no varejo e nas operadoras, porém com um preço compatível com um produto mais antigo.
Especificações técnicas do Motorola Milestone 3
- Processador: OMAP dual-core de 1 GHz.
- Memória RAM: 512 MB.
- Armazenamento: 16 GB de memória interna; até 32 GB com cartão de memória.
- Visor: 4″ com resolução qHD (960×540 pixels).
- Câmera fotográfica traseira: 8 MP (grava vídeos em 1080p).
- Sistema: Google Android 2.3 Gingerbread.