Arquivo Brasil

Google vai para a floresta fazer o Street View da Amazônia

Thássius Veloso
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Nesse momento, enquanto você lê mais um texto interessante no Tecnoblog (modesto esse pessoal, ?), uma equipe do Google está na região Norte do país capturando imagens daquele que é considerado o ecossistema mais rico do mundo. Sim, o buscador mais usado no mundo desembarca na Amazônia para mostrar um pouco da realidade de quem vive por ali.

Estamos falando de uma versão praticamente especial do Street View com essa finalidade.

Em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável, o Google inicia o mapeamento de uma ampla região do estado do Amazonas. A ideia é fornecer instrumentos e treinamento para que os moradores locais aprendam a usar os equipamentos do Street View e ajudem a mapear o lugar em que eles mesmos vivem. De início, funcionários brasileiros e americanos do Google participam do projeto.

O itinerário da equipe do Google inclui 50 quilômetros de Rio Negro, um dos maiores rios em volume de água do mundo (lembro isso dos tempos de escola, mas a Wikipedia ajudou a confirmar a informação). A comunidade Tumbira, próxima a Manaus, receberá a visita desse pessoal, bem como a comunidade Terra Preta.

Comunidade Tumbira, próxima a Manaus (AM)

Para cumprir o projeto serão usadas formas incomuns de acesso aos lugares determinados. Em vez dos veículos do Street View, a equipe do buscador vai pedalar usando uma bicicleta especial que conta com as câmeras de 360º suspensas em uma barra de ferro.

Para enfrentar o rio, o mesmo artifício será usado dentro de uma embarcação contratada pelo Google.

O Google não disse quando essas imagens ficam prontas (até porque processá-las leva tempo). Apenas que “em breve” a nossa Amazônia estará acessível no Google Maps e no Google Earth.

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque