Uma notícia inesperada para essa quinta-feira: o Evernote, serviço/app para fazer e manter anotações sincronizadas, anunciou a compra do Skitch. O último é um aplicativo exclusivo para Mac que permite capturar screenshots do computador, adicionar as mais variadas anotações (e edições simples) e compartilhar com os amigos. Os dois passam a ser um só, e o usuário final é quem leva a melhor porque o Skitch tornou-se um software gratuito na Mac App Store.

De graça

“Nós gostamos tanto do Skitch que decidimos adquiri-lo”, escreveu Andrew Skinkov, do Evernote, em blog corporativo.

Justificando a decisão, o pessoal do Evernote afirma que o Skitch sempre foi usado em parceria com o aplicativo para tomada de notas. O usuário captura a imagem, faz suas anotações usando o Skitch e, em seguida, anexa a imagem ao Evernote. A partir deste momento, a anotação é sincronizada com os servidores do serviço e fica disponível também em todos os dispositivos onde aquele usuário mantém sua conta de Evernote.

O Evernote tinha a opção de desenvolver uma ferramenta externa para anotações em imagens ou incluir algo do tipo no próprio aplicativo. No fim das contas, estão bancando a compra do Skitch para fazer os dois ao mesmo tempo.

Baixe o Skitch gratuitamente na Mac App Store. Antes ele custava US$ 19,95 (equivalente a R$ 32).

Uma das reclamações acerca do Skitch é sua disponibilidade. O aplicativo funciona somente no sistema operacional da Apple por enquanto, mas os novos proprietários já avisaram que outras versões devem sair com o tempo. Talvez o Skitch para Windows esteja a caminho (e de graça), para alegria geral de quem usa o melhor SO do mundo. Uma versão do Skitch para Android também está com o código pronto e download liberado no Android Market.

A promessa é de que o Skitch continue muito bom, e melhore ainda mais. Usuários do Evernote poderão usar suas contas no serviço para fazer login e depois enviar imagens para o Skitch.com. Novas funcionalidades devem ser adicionadas, além da já citada compatibilidade com o Windows. Tudo de graça (para os recursos mais básicos, e no modo freemium para outros).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados