As novidades da semana para o Google foram poucas, mas importantes. O foco da companhia dessa vez foi o buscador, que passou por uma leve repaginada na exibição de seus resultados. Se o objetivo do Google é oferecer toda a informação do mundo com apenas um clique, o sub-objetivo é exibir essa informação de forma agradável e conveniente. Eles trabalharam nisso para o lançamento dos últimos dias.

O primeiro deles diz respeito aos “sitelinks”. Explico o que é isso primeiro: quando você busca por algo mais óbvio, é bem provável que sites inteiros sejam apontados como resultado de busca. Para esses casos, o Google desmembra o site e exibe suas várias seções logo abaixo.

Anteriormente o espaço disponível para descrever os sitelinks era menor. Agora está maior, e o número de sitelinks apresentados aumentou também. Podem ser até 12 sitelinks para um mesmo site. Se o sujeito busca por ‘tecnoblog’ no Google, vai encontrar links para as editoriais de “Celular e Dispositivos Móveis” ou “Hardware e Acessórios”, bem como para o nosso fórum.

Sitelinks do Google: mais e melhores

Outra novidade no Google é o snippet especial para música. Os snippets são as formas que o Google tem de descrever a informação que o usuário vai encontrar ao acessar determinada página. Com a mudança, fica mais fácil identificar conteúdo musical em meio a milhares de páginas exibidas como resultados.

Google: snippet especial para áudio

Ao pesquisar por um grupo musical que mantém página no MySpace (alguém lembra dessa rede social), o Google apresenta abaixo do item principal uma listagem com as músicas cadastradas no site. O tempo de duração da música e o nome do álbum em que ela aparece também são mostrados. E, claro, um ícone de nota musical avisa que aquilo ali é áudio. Ao clicar no link que designa o nome da música, o usuário é levado para a página onde dá para ouvir a canção imediatamente.

São mudanças pequenas, mas que ampliam a experiência de usuário mais completa dentro do Google.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados