Não adianta muito ter diversos produtos na web se você não os integra da forma mais complexa possível. O Google tanto sabe disso que está a ponto de lançar uma atualização para a interface do Gmail para que os posts publicados no Google+ sejam visualizados ali mesmo, no serviço de webmail. Uma jogada de mestre, como de costume nos novos lançamentos da empresa.

People Widget é uma funcionalidade da barra lateral do Gmail na qual são apresentados dados das pessoas que fazem parte daquela conversação (ou thread, na terminologia em inglês). Só aí você já tem muito mais opções, como de telefonar para aquela pessoa — desde que a agenda de contatos do Google esteja atualizada — ou verificar as recentes trocas de e-mail com aquela pessoa.

Também no People Widget agora teremos os posts mais recentes daquela pessoa que apareceram no Google+, a rede social do Google. Vai aparecer como na imagem abaixo.

Claro que as regras de compartilhamento dentro do Google+ valem para o novo recurso. O usuário só vai ver posts que tenham sido socializados com ele, seja por meio de círculos, seja porque o interlocutor o marcou em uma de suas atualizações. Caso contrário, nada de ver updates no Gmail.

Esse tipo de coisa o Facebook não tem como fazer, visto que não é grande o seu leque de produtos na rede (dizendo bem a verdade, Mark Zuckerberg se limita à rede social e ponto final). Até houve a tentativa de lançar um sistema integrado de e-mail dentro do Facebook, mas a ideia parece que não decolou da forma como eles queriam — está lá para qualquer um usar, mas agrega o que de experiência única e exclusiva do FB para o usuário final?

A atualização do People Widget com atualização do Google+ será feita aos poucos, como manda a cartilha do Google. Os usuários começarão a ver o recurso com o passar do tempo. Eu ainda não o vi, e você?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados