Fãs do Fedora já podem comemorar: acaba de ser liberada a versão alpha do Fedora 16, trazendo várias novidades e  os já esperados bugs que toda versão alpha de respeito possui.

O Fedora 16 promete uma versão estável do GNOME 3

Com o codinome Verne, o Fedora 16 Alpha já vem com o Kernel 3.0, a última versão de desenvolvimento do GNOME 3 e o KDE 4.7. Ou seja, você pode escolher entre dois grandes ambientes de desktop, além de poder baixar e instalar vários outros, como o XFCE, por exemplo.

Além disso, há várias outras novidades do lado de servidores e desenvolvimento, como suporte a computação na nuvem, suporte ao Xen renovado, e outros. Dependendo da sua necessidade, pode ser muito mais interessante montar um servidor (ou até mesmo uma instalação Desktop para toda a empresa) a partir do Fedora, ao invés de usar o Ubuntu.

Segundo o calendário de lançamento, além desse Alpha teremos também uma versão beta no dia 27 de setembro, e a versão final será lançada no dia 1º de novembro. Esperamos que até lá eles consigam fazer uma versão utilizável do GNOME 3.

Como sempre lembramos, versões Alpha e Beta de distribuições e até mesmo de softwares não devem ser utilizados em ambientes de produção. Baixe, teste e reporte todos os bugs que encontrar, mas faça isso  em um ambiente isolado, uma máquina que esteja sobrando ou até mesmo numa máquina virtual. Mas nunca no computador que você usa para trabalho. 🙂

O download do Fedora 16 Alpha pode ser feito no site do projeto, e você pode ver as notas de lançamento na wiki que está sendo montada para a distro.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados