Arquivo Jogos

Empresa abre todas as caixas de jogo para remover propaganda de concorrente

Yeltsin Lima
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

A GameStop, empresa americana que vende jogos para os mais variados tipos de console (é diferente de um Steam, já que ela vende fisicamente) tomou uma atitude bastante inusitada. A Square Enix, produtora do jogo Deux Ex: Human Revolution, ao vender seu jogo, colocou dentro da caixa um cupom de US$ 50 de desconto, para quem quisesse adquirir o mesmo jogo na sua loja de streaming de jogos (custaria em torno de US$ 49,99).

Tendo isso em conhecimento, a GameStop decidiu abrir todas as caixas do jogo para PC e retirar o cupom. Apesar de ter dito que isso não “violaria a garantia”, muita gente se sentiu indignada, e com razão.

Deux Ex: Human Revolution

Imagem do jogo Deux Ex: Human Revolution

A empresa confirmou que tomou essa atitude porque a produtora agiu sem o consentimento da empresa. E por se tratar de um produto concorrente, ela decidiu violar a caixa que um cliente pagou, para defender seu serviço. Seria parecido como comprar um produto que vem com um vale-presente, e a loja decidir abrir a caixa, já que essa loja também tem um serviço de vale-presentes.

Não precisa dizer o quanto a empresa está recebendo de avaliações negativas, não é? Só para se ter uma idéia, já são mais de 900 comentários no Facebook. Algo como: “A solução é: não comprar na GameStop” ou “isso parece um pouco… intrusivo” ou “Eu já tentei devolver um jogo comprado, mas cuja a caixa estava aberta. A GameStop considerou que ele não era mais “novo” para ser devolvido. Vejo que você mudaram de idéia, posso devolvê-lo agora?”.

E-mail da Gamestop solicitando abertura das caixas

E-mail da Gamestop solicitando abertura das caixas

O e-mail acima chegou nas mão do pessoal do CrunchGear. Basicamente ele contém a seguinte mensagem:

Hoje tem sido um grande dia para o Deus Ex: Human Revolution. As análises do Deux Ex estão chegando e estamos vendo vários 8, 9 e até perfeitos 10. Mas existem algumas coisas que vocês precisam saber sobre esse título.

1) Por favor removam imediatamente e “joguem fora” o cupom do “On Live” de todas as caixas da versão para PC do Deus Ex: Human Revolution. Nosso desejo é que nenhum desses cupons cheguem aos consumidores após esse anúncio.

Olha, se eu descobrisse que um jogo ou software que comprei, teve a sua embalagem violada apenas para uma empresa “proteger” o seu serviço, consideraria isso como uma violação em meus direitos e pediria o dinheiro de volta, sem devolver a caixa, afinal, para a empresa, uma embalagem aberta torna o produto “velho”, ou seja, que pode não ser devolvido.

Com informações do CrunchGear e do Facebook.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque