Arquivo Internet

Google Maps comandado por voz

Thássius Veloso
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Uma nova forma de buscar coisas dentro do Google Maps (ou Google Mapas, no nome comercial para o português). Foi apresentado ontem o recurso de reconhecimento de voz integrado à pesquisa de mapas do Google, especialmente para quem tem preguiça de digitar o nome do lugar cuja localização deseja conhecer.

É só falar e torcer para que o Google entenda corretamente os termos.

"Avenida Paulista". Ele encontrou.

Pouco a pouco, o Google vai inserindo o reconhecimento de voz nos seus variados produtos de busca. Em junho a página inicial da empresa já havia ganhado o botão para acionar a busca por voz.

De acordo com a companhia, a busca por voz é particularmente interessante para quando o internauta não sabe digitar o nome daquele lugar que ele tanto procura. Em português eu não consigo pensar em nada muito difícil, mas certamente eu teria dificuldade em escrever “Dietzenbach”, nome de uma cidade da Alemanha (“Deutschland”, outra palavra difícil).

Nos testes que eu fiz aqui, a busca comandada por voz no Google Maps até que se saiu bem para lugares comumente buscados, como a Avenida Paulista ou o parque Ibirapuera. No entanto, tive que tentar algumas vezes para que o sistema de reconhecimento do Google entendesse o meu endereço no Rio de Janeiro.

O Google avisa que a busca por voz está disponível somente no Chrome — eu bem tentei, mas nada de Firefox. Em tese, funciona somente no Google Maps em inglês, mas se você entrar no google.com/maps e começar a falar, ele tenta achar localizações em português.

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque