Querendo ou não, ele está aí. O Google liberou a atualização “Panda” de seu algoritmo para as buscas em português em meados de agosto. Com a mudança, as pesquisas tendem a ter resultados mais completos, uma vez que o algoritmo que determina as páginas mais importantes (e as menos importantes) da rede está mais esperto e busca informações mais completa. Ou deveria buscar.

O Google informou na semana passada que espera ter a ajuda dos usuários — em especial quem trabalha com internet — para detectar as falhas do Google Panda. E fique sabendo desde já: não é uma nem duas, mas várias.

Para tanto, eles liberaram um formulário (baseado em Google Docs) que deve ser preenchido por quem perceber a prática de scraper — quando uma página com conteúdo copiado aparece na frente daquela considerada original.

Aqui no Tecnoblog nós detectamos uma queda impressionante na quantidade de acessos às nossas páginas originados do Google. Em tese, o TB caiu no ranking de sites mais confiáveis do Google. Nosso conteúdo é menos interessante do que o Google outrora considerou, então merecemos menos acessos.

Na prática, o que a gente verifica é que sites adeptos do “copiar e colar” estão levando vantagem. Para algumas buscas, conteúdo publicado originalmente aqui no TB e reproduzido sem tirar nem pôr em outros sites está rankeando melhor. Isso significa que os copiões aparecem na frente das páginas do Tecnoblog, um grave e notável erro no algoritmo do Google.

Leia | Como usar a busca avançada do Google [sites e imagens]

Relacionados

Escrito por

Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Thássius é editor do Tecnoblog e também atua como comentarista da CBN, palestrante e apresentador de eventos. Já colaborou com o Jornal Nacional e a GloboNews, entre outros veículos da imprensa. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se. Pode ser encontrado como @thassius nas redes sociais.