Arquivo Celular

Designer da Mozilla mostra prévia do Firefox para tablets

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Ao liberar uma nova versão do Firefox para Android há algumas semanas a Mozilla também aperfeiçoou a interface do seu programa para funcionar melhor em tablets. Mas isso não parece ser o bastante para a empresa, que pretende criar um aplicativo específico para tais dispositivos, com o claro objetivo de tirar proveito de toda a área da tela. O designer da empresa, Ian Barlow, ofereceu ontem no seu blog pessoal uma prévia do que podemos esperar dele.

Firefox para tablets muda no modo retrato e no modo paisagem | Clique para ampliar

Segundo Ian, o Firefox para tablets é uma evolução da sua versão móvel. Os usuários do navegador no celular vão notar uma pequena modificação na localização das abas, que passaram a ficar à esquerda, algo que Ian diz que vai “facilitar o acesso à elas e permitir que mais resultados de busca sejam exibidos”. Já os acostumados com o Firefox no desktop vão notar que os botões de voltar e avançar imitam essa versão.

Busca na Awesomebar pode ser personalizada | Clique para ampliar

A barra de endereços, além de contar com o botão de recarregar e favoritos, também permite acesso ao histórico e às páginas sincronizadas com o Firefox no desktop e por isso levou o nada presunçoso nome de Awesomebar. Assim como seu irmão para telas grandes, o Firefox para tablets também tem a opção de busca personalizada, que permite procurar direto no Google, Twitter, Amazon ou Wikipedia direto da barra.

Embora seja mais bem mais fácil publicar o aplicativo no Android Market (e pelas screenshots e imagens, é isso que a Mozilla pretende fazer), espero que o Firefox para Tablets seja realmente para tablets e não só para Honeycomb. Só depende da Mozilla modificar o código para rodar em outros dispositivos e, no caso do iPad, da Apple não tentar impedir o aplicativo de aparecer na sua AppStore. Dedos cruzados.

Rafael Silva

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque