Mantendo o calendário em dia, a Canonical liberou ontem mais uma versão de testes do Ubuntu 11.10, agora em versão Beta. Ou seja, a partir daqui já podemos ter uma ideia clara, para melhor e para pior, do que veremos na versão final do sistema, quando ele for lançada oficialmente em outubro desse ano.

Botões de controle que desaparecem. Você também vai odiar isso… (via OMG! Ubuntu!)

Uma das mudanças que mais gerará controvérsia: a partir de agora, se uma janela estiver maximizada, os botões de controle (os conhecidos maximizar, minimizar e fechar) desaparecem, voltando a aparecer se você deixar o mouse por cima da barra de títulos. Pessoalmente, achei a ideia bem ruim, e pode gerar muita confusão com os usuários, principalmente aqueles que estão migrando de outros sistemas operacionais. Pode ser que no final das contas essa mudança acabe se mostrando uma ótima ideia, mas até o momento considero isso uma bola fora do time de designers da Canonical.

Além disso, outras mudanças merecem nota:

  • Dash completamente redesenhado. Agora está mais fácil filtrar programas e aplicativos;
  • O Alt+tab também foi redesenhado, e agora mostra miniaturas até mesmo de janelas que estejam minimizadas;
  • GDM completamente substituído pelo LightDM. E com um visual compatível com o Unity;
  • A Central de Programas sofreu diversas melhorias e também ganhou um novo layout;
  • Durante a instalação, é possível tirar uma foto ou usar uma imagem para usar no perfil que está sendo criado;

Além, é claro, das óbvias correções de bugs (com novos aparecendo) e da atualização dos programas mais comuns. No vídeo abaixo você pode ver algumas das novidades do Ubuntu 11.10 Beta 1:

(Vídeo no YouTube)

O download do Ubuntu 11.10 Beta 1 pode ser feito no site do projeto. Como sempre, lembramos que essa é uma versão de testes, bugs existem aos montes, e usá-la em um ambiente de produção pode abrir portais para outras dimensões. Evitem isso ao máximo.

Com informações: OMG! Ubuntu!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados