Google perde feio para Groupon nos Estados Unidos
Saiu uma nova leva de dados referentes aos sites de cupom de desconto nos Estados Unidos. Pelas informações da Yipit, podemos concluir que o Google está perdendo de lavada para o Groupon em seu principal mercado. O Google Offers, serviço que compete nesse nicho específico, perdeu 23% de sua receita em agosto (comparando com o mês anterior).
Há quem diga que o modelo do Groupon está saturado. Cá no Brasil, já perdi a conta do número de sites com “urbano” no nome se propondo a fazer justamente isso: oferecer cupons de desconto nas chamadas compras coletivas. Nos Estados Unidos, ao que parece, a situação se repete.
São bilhões de dólares num negócio que, pelo que me contam, não traz um grande retorno para a empresa que participa com as ofertas. Em resumo, virou mais uma ferramenta de propaganda e marketing do que uma prática comercial convencional, na qual o negócio lucra ao oferecer seus serviços.
O Google Offers viu, nos últimos meses a receita por oferta cair 37%. Além disso, o número de cupons vendidos por oferta também caiu: 46%. Derrota total.
Bia Kunze: “Compras coletivas? Não, compulsões coletivas“
Nosso querido Google está aprendendo, pouco a pouco, que não dá para vencer em todos os mercados que se disputa. A empresa é sinônimo de buscas e de publicidade na rede, mas mesmo com esse dinheiro todo está deixando a desejar em outras áreas.