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Versão pirata de game ganha temática… pirata!

Gus Fune
Por

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sem rabo preso

Não é de hoje que as empresas de games se preocupam com a pirataria atrapalhando a venda de seus jogos. Pensando nisso, a dupla de desenvolvedores independentes Alex Nichiporchik e Tom Brien da tinyBuild Games tiveram uma solução bem criativa: distribuir uma versão pirateada exclusiva do game.

O primeiro título da empresa, No Time to Explain, foi lançado ontem (15 de setembro) e está à venda no site oficial. Mas, se você não quiser desembolsar 10 dólares (por volta de 17 reais) sem antes testar esse plataformer sobre viagem no tempo, alienígenas, dinossauros e jetpack, você pode baixar a versão pirateada no Pirate Bay, geralmente considerando a encarnação do mal por muita gente (grandes gravadoras, estúdios de cinema, distribuidoras de games e ninjas, afinal, todo mundo sabe que eles não gostam de piratas).

Nessa versão, o personagem controlado pelo jogador ganha um aparato especial: um chapéu de pirata. A ideia da dupla americana é usar a rede torrent como canal de distribuição e aumentar as vendas.

Nichiporchik (seja lá como se pronuncia isso) falou ao Gamasutra: “As pessoas vão piratear de qualquer jeito, então arrumamos uma maneira divertida pra lidar com isso. Gamers vão gostar disso e vão falar sobre nosso jogo.”

Em março o game ganhou repercussão com o trailer de anúncio e vários jogadores pediram para liberarem a pré-venda. A dupla da TinyBuild achou melhor criar um projeto no Kickstarter, uma rede de crowdfunding para projetos indies, como forma de aproximar a comunidade e permitir com que contribuidores pudessem colaborar com o game.

Dentre os colaboradores merece destaque Markus “Notch”, conhecido como o menino de ouro da comunidade indie de games e criador de Minecraft, que doou dois mil dólares pro projeto que arrecadou 26 mil dólares em poucas semanas!

Quem quiser conferir melhor No Time to Explain, só conferir o trailer de lançamento logo abaixo ou baixar direto a versão pirata oficial aqui.

(Vídeo do YouTube)

Com informações: Gamasutra e Indiegames

Gus Fune

Ex-redator

Gus Fune é formado em Comunicação Social e pós-graduado em desenvolvimento e design de Games. No Tecnoblog, cobriu eventos como Electronic Entertainment Expo (E3), Game Developer Conference (GDC) e South by Southwest (SXSW) e escreveu sobre esse universo. Atua, hoje, como diretor de tecnologia e assessor, mas já esteve em projetos de empresas como 3M e Motorola.

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