Orkut e Google+ continuarão existindo simultaneamente, diz chefe de engenharia no Google Developer Day 2011

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

Nove horas da manhã. Geralmente é nesse horário que muito programador decide ir para a cama depois de uma noite intensa de códigos e mais códigos. Nessa sexta, em São Paulo, às nove horas uma horda de desenvolvedores aguardava ansiosamente por um dos eventos mais esperados de web e tecnologia.

O Google Developer Day 2011 foi iniciado com uma palestra de James Whittaker, que responde como diretor de engenharia na empresa de internet.

Qual foi o código mais ninja que você já escreveu?

Em sua apresentação, James pincelou sobre tópicos tão variados como Android e Google Chrome. No entanto, as revelações mais interessantes — e menos técnicas — vieram justamente no segmento do keynote sobre as ferramentas sociais. “O Google+ não é somente uma rede social; o serviço foi feito para tornar a web inteira social”, comenta.

Os planos para o Google+, de acordo com James, são bem altos. O engenheiro-chefe do Google diz que a ideia é colocar o botão de +1 por toda a internet, não importando qual site é aquele que o usuário está acessando. “Por que mandar um email, uma experiência completamente não social?”, pergunta James numa jogada de retórica. Durante a apresentação, um colega mostrou a implementação do botão no site Rotten Tomatoes, de análise de filmes — o googler acionou o botão de +1, escreveu um breve comentário sobre a página para o filme de Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 e em seguida decidiu compartilhar a página somente com círculo “Bruxos e Bruxas” (arrancando gargalhadas da plateia, claro).

Como fica o Orkut nessa história? “Orkut e Google+ são dois produtos diferentes, com missões diferentes. Vamos continuar investindo em ambos”, responde o engenheiro já na coletiva de imprensa posterior ao keynote. As duas redes sociais têm APIs para integração com aplicações de terceiros (as do Google+ foram anunciadas ontem), de modo que fica à cargo da inovação de cada desenvolvedor explorar esse potencial.

James lembra que o Google Plus ainda não está aberto totalmente. Enquanto isso, o Orkut continua aberto e fazendo muito sucesso no Brasil (embora o Ibope registre que o Facebook ultrapassou a rede social em agosto). “O Orkut tem uma clara inclinação para comunidades”, complementa Félix Ximenes, responsável pela comunicação corporativa do Google Brasil.

Questionado sobre uma possível migração de usuários do Orkut para o Google+, James disse que isso é possível e o contrário também. Utilizar as duas redes sociais também é uma possibilidade, ele destaca. E arremata dizendo que está confiante na capacidade de inovar da equipe do Orkut. “O pessoal do Orkut é dono do próprio destino”, diz.

Destaques: Android, Chrome e muito mais

Veja abaixo os principais destaques da palestra e posterior coletiva de imprensa concedida por James Whittaker, diretor de engenharia do Google.

James Whittake, diretor de engenharia do Google

Ativações do Android. Eram 60 mil por dia em fevereiro de 2010. Já em dezembro do mesmo ano havia subido para 300 mil por dia. Os dados mais recentes do Google indicam 550 mil ativações diárias em julho de 2011.

Android Market. São mais de 250 mil apps disponíveis para download. Quanto aos apps para tablets, não existem planos de criar uma seção própria de software para os tablets dentro do Market.

Navegadores modernos. No Brasil os navegadores considerados modernos são utilizados por 63,78% dos internautas. No mundo esse número sobe bem pouco para 66,17% — indicando que dois de cada três navegadores são aptos a rodar web apps mais complexos e completos.

Atualizações do Chrome. “Nós tentamos atualizar o Chrome do mesmo jeito que atualizamos os nossos serviços baseados na web: de forma transparente e suave, sem que o usuário perceba.”

Fim do Wave. “Foi uma decisão do Larry Page e do Sergei Brin. Alguns produtos são adotados em massa pelos usuários, outros não. A gente precisa ir na direção que os usuários apontam.”

Google App Engine. A plataforma para hospedagem de aplicativos tem 200 mil apps cadastrados e nada menos que 150 mil developers estão registrados por lá. O site gera 1,5 bilhão de páginas vistas por mês, estando entre os 10 sites mais acessados dentre as propriedades do Google na rede.

Ice Cream Sandwich. “Eu adoro esse nome! Sempre fico com fome quando uso o meu smartphone.” Fora isso, James se limitou a dizer que não sabe quando a próxima versão do Android será lançada.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados