Esse campo dos direitos de transmissão de eventos é um vespeiro complicado de comentar. De qualquer forma, devo dar a notícia de que o YouTube não vai transmitir o Rock in Rio, festival de música mais aguardado do ano, para o Brasil. A despeito do que acontece no resto do mundo, o site de vídeos do Google foi proibido de fazer o streaming também para brasileiros graças ao acordo de exclusividade da Globo.

UPDATE: Como assistir ao Rock in Rio 2018 ao vivo e online

Chamada do Rock in Rio na capa da Globo.com

Rock in Rio no YouTube

Emissora oficial do evento, a Rede Globo tem poder de decidir em que mídias do Brasil o Rock in Rio aparece na íntegra. Obviamente que o grupo optou por veicular o festival na Globo.com, portal que com certeza vai se beneficiar com os milhões de entusiastas da música que não puderam bancar os ingressos do RiR — ou que não tiveram a oportunidade de comprá-los, visto que tudo se esgotou muito rapidamente.

Minha opinião? A Globo, como empresa de mídia, está no legítimo direito de explorar os acordos comerciais que faz pelos mais variados motivos. Tem quem esqueça que entretenimento é negócio — e muito lucrativo, em especial devido às altas cifras da publicidade. Desde que o player de vídeo esteja funcionando corretamente e os servidores da Globo.com aguentem a demanda, é justo que os internautas precisem entrar no portal da Rede Globo para acompanhar a transmissão ao vivo.

Uma reportagem publicada pelo G1 sobre o assunto diz o seguinte:

Às 19h, tem início a transmissão ao vivo dos shows do Palco Mundo, com exclusividade na internet brasileira.

Além da própria Globo.com, o Multishow (canal da Globosat, empresa do grupo) também vai transmitir na internet os shows do Palco Sunset, que promete promover encontros inusitados entre gigantes da música e artistas desconhecidos procurando seu lugar ao sol. Só não sei dizer se o streaming do Multishow será aberto ou restrito apenas para assinantes.

Mais: Entenda a restrição de acesso a vídeos da Copa do Mundo no Globo Esporte

Acima de tudo, é decisivo ter em mente que, qualquer que seja o lugar onde o Rock in Rio vai passar na internet, a captação de imagem e áudio provavelmente seria a mesma. Geralmente é uma empresa terceirizada que cuida da captação para esse tipo de evento — ou seja, nada de Padrão Globo ou mesmo o jeitinho YouTube de transmitir eventos.

Próximo assunto!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados