Arquivo Aplicativos e Software

LibreOffice comemora um ano de vida e atinge 25 milhões de usuários pelo mundo

Paulo Graveheart
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Exatamente um ano atrás, desenvolvedores cansados do descaso da Sun no desenvolvimento do OpenOffice resolveram se livrar das amarras burocráticas da empresa e criaram um fork do programa, chamado LibreOffice. E, no aniversário dessa iniciativa, é interessante notar os resultados.

25 milhões de usuários, um sucesso incontestável

Mantido praticamente por uma única empresa e sem muitas novidades durante meses, o OpenOffice estava em um beco sem saída: era necessário renovar o interesse em cima da suíte livre, mas a Sun não parecia querer sequer conversar com a comunidade, ou mudar a forma como o projeto era tocado.

Com a criação do LibreOffice, isso começou a mudar: foi montado um comitê, chamado The Document Foundation (TDF), a comunidade se interessou pelo projeto e a coisa explodiu.

Para ter uma ideia, O TDF liberou alguns números desse primeiro ano do projeto e os resultados são impressionantes. Nesses 365 dias do projeto, já foram enviadas mais correções e novos trechos de código do que o OpenOffice recebeu em toda a década passada!

Quer mais? A TDF estima que existam em torno de 25 milhões de usuários do LibreOffice em todo mundo, sendo que 10 milhões desses usuários usam Windows e OS X.  Um número impressionante para um projeto livre.

O LibreOffice (download aqui) está longe de ser perfeito, mas é de longe uma das melhores opções para você que quer editar documentos, planilhas e apresentações sem precisar gastar com licenças ou apelar para a pirataria.

E mais: ele é compatível com documentos do MS-Office 🙂

Com Informações: Ars Technica

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque