Pode ser que a Wikipedia em sua versão italiana tenha que fechar as portas. Essa é a posição da equipe que administra o site. Em discussão está uma nova proposta de lei, enviada pelo governo da península, que prevê abusos na forma como os cidadãos poderão requisitar correções para informações publicadas na internet.

Durante dois dias, os leitores da Wikipedia deram de cara com um banner (tipo aquele do Jimmy Wales pedindo dinheiro) comunicando que um projeto de lei pretende instituir o prazo de 48 horas para que um site faça correção em informação publicada por ele.

Basta se sentir difamado por algum verbete ou artigo publicado na rede para solicitar a alteração. Sem qualquer revisão do pedido ou ordem judicial, o website simplesmente teria que acatar o ocorrido. A Wikipedia, assim como qualquer site sensato, se posiciona contra a proposta de lei.

Silvio Berlusconi, o premiê italiano

A Wikipedia italiana acredita que com a lei entrando em vigor seria impossível manter a plataforma colaborativa do site. E daí a fechar de vez a Wikipedia na Itália seria um pulo.

Quem mais está interessado na mudança de legislação? Silvio Berlusconi, o primeiro-ministro de lá. Berlusconi manda e desmanda nas comunicações da Itália como bem quer, já que ocupa posição semelhante à que teve Roberto Marinho enquanto vivo no Brasil. Ele é proprietário de diversas empresas de comunicação.

Uma vez que passa por algumas investigações policiais, e inclusive está sendo acusado de contratar o serviço de prostituta menor de idade e de corrupção. Claro que qualquer informação sobre o assunto vai contra a sua imagem, e ninguém melhor do que ele para tentar emplacar a nova lei.

Mais | Comunicado da Wikipedia italiana sobre o assunto

Tomara que não dê certo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados