A Adobe demonstrou durante sua conferência para desenvolvedores Adobe Max 2011 uma nova funcionalidade que serve para desembaçar fotos e que se encontra ainda em teste no seu mais famoso programa de edição de imagens. Sim, já existem técnicas capazes de fazer isso mas como empresa criadora do Photoshop, você espera que a Adobe tenha uma maior experiência na área para executar essa tarefa da forma certa. E parece que conseguiram mesmo.

O programa analisa a imagem, descobre como ela ficou embaçada e cria um padrão. A partir desse padrão ele mostra uma trajetória aproximada da câmera que causou a distorção da imagem e oferece a opção de deixá-la nítida com o toque de um botão. O vídeo abaixo mostra essa funcionalidade em ação durante a conferência. Atente para as expressões de espanto da plateia precisamente no minuto 1:18.


(Vídeo no YouTube)

Por enquanto a Adobe diz que trata-se apenas de um protótipo que ainda está no estágio de desenvolvimento. Ele estará em alguma das futuras versões do Photoshop, mas não sabemos qual delas..

Mas se você já está acostumado aos absurdos tecnológicos das séries policiais americanas, particularmente alguma das quinze variações de CSI, provavelmente já deve ter uma ideia de como essa novidade da Adobe funciona. Se desconhece todas elas, eis um curto vídeo de CSI que exemplifica exatamente o que eu estou falando.

(Vídeo no YouTube)

Na TV parece ser bem mais fácil. Principalmente quando o efeito é acompanhado das falas “Enhance!” ou “Zoom in!

Com informações: PC World.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados