Arquivo Aplicativos e Software

Tem mais gente usando Windows 7 que Windows XP no mundo

João Brunelli Moreno
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Com mais de 450 milhões de unidades vendidas desde seu lançamento, em outubro de 2009, o Windows 7 finalmente ultrapassou o decano Windows XP e agora detém a honra de ostentar coroa de sistema operacional mais usado no mundo.

Dados da empresa de monitoramento na web StatCounter relativos aos primeiros dias de outubro dão conta de que o Win7 agora roda em 40,15% das máquinas conectadas à rede, enquanto o antigo rei XP ainda dá as caras em 38,77% dos computadores.

Windows 7 e Windows XP: um em alta, outro em queda

Enquanto isso, o Windows Vista, que nunca sequer chegou perto de ameaçar seu antecessor, registra 11,16% de popularidade – seu pico, atingido à época do lançamento do Windows 7, foi de 20%.

Já no Brasil, o Windows 7 é o sistema mais utilizado pelos navegantes desde a segunda quinzena de setembro. Os números da StatCounter mostram que atualmente a mais nova versão do programa está presente em 48,4% dos computadores brasileiros, enquanto o XP dá vida a 44,2% e o Vista a 4,96%. Aos interessados, máquinas com o OS X correspondem a 1,06% da fauna tecnológica tupiniquim.

Lançado no distante agosto de 2001, o Windows XP teve sua morte adiada diversas vezes por conta da má recepção do Vista no mercado e viveu seus últimos dias chegando embarcado em netbooks e outras máquinas de baixo custo com capacidade de processamento modesta. Fora das lojas desde 22 de outubro do ano passado, o programa terá suporte até abril de 2014.

João Brunelli Moreno

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque