Arquivo Curiosidades

Morre criador da linguagem C, Dennis Ritchie

Cientista faleceu no fim de semana. A confirmação da morte veio na quinta-feira em comunicado emitido pelo Bell Labs.

Thássius Veloso
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

O mundo da informática está mais triste. Em um comunicado emitido ontem, os Bell Labs (empresa subsidiária da francesa Alcatel-Lucent nos Estados Unidos) informaram que Dennis Ritchie faleceu aos 70 anos durante o fim de semana. Os programadores que leem o Tecnoblog com certeza conhecem esse nome: ele é o criador da linguagem C.

Dennis Ritchie, à direita, recebendo um prêmio no Japão

Ritchie trabalhou por anos nos Bell Labs. De lá, foi capaz de inventar a nova linguagem de programação. Mais tarde, Ritchie escreveu “The C Programming Language”, em parceria com Brian Kernighan, livro considerado a bíblia do assunto. Ah, antes que me esqueça: o cientista também contribuiu fortemente para o desenvolvimento do UNIX, sistema que hoje em dia serve de base para Ubuntu e o OS X, apenas para citar os mais comumente utilizados.

Inclusive, foi graças ao UNIX que o cientista levou o prêmio Turing no remoto ano de 1983 (eu ainda não era nascido), junto com seu colega Kenneth Thompson. A premiação reconhece pessoas importantes que contribuíram de forma positiva para o campo da computação.

Ritchie foi eleito para a Academia Nacional de Engenharia dos Estados Unidos em 1988. Trabalhou no Bell Labs por trinta quarenta anos, entre 1967 e 2007, quando se aposentou. Ainda assim, o cientista continuava na empresa de pesquisa como consultor nos últimos quatro anos.

O corpo de Ritchie foi enterrado em Murray Hill, Nova Jersey.

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque