powerdraw_by_diamonstert.jpg

Nem o sujeito mais criativo do mundo teria a capacidade de desenhar a imagem acima no Microsoft Paint sem o devido talento.

Isso mesmo! A imagem acima foi incrivelmente desenhada no Paint! Uma pessoa para desenhar tal imagem em um software tão carente de recursos precisa ter acima de tudo muito talento. A criatividade não faz diferença alguma neste caso.

Trabalho com imagem há mais de 6 anos, tanto com fotografia quanto com design gráfico. Se hoje alguém me desse um quadro e mandasse eu pintar uma paisagem, tenho certeza que uma criança do jardim de infância faria coisa melhor com um giz de cera e uma parede (ok, o exagero é somente para efeito ilustrativo :lol:).

“Não tenho mãos” para desenhar! Não tenho capacidade para ligar traços e mais traços até que os mesmos se transformem em uma bela obra de arte como a vista acima. Quem o faz pode ser chamado de artista, uma pessoa de talento e quem sabe até de visão.

Já se me pedissem para fazê-lo com uma boa ferramenta como o Photoshop ou Corel Draw o assunto já seria diferente.

Criatividade é o poder da criação (como a própria palavra sugere). Um trabalho criativo é um trabalho abstrato, irreal. As vezes real mas com um toque de surrealismo. A criação de algo novo e original.

A imagem acima, apesar de ser perfeita é apenas um retrato ilustrado de algum cenário, ou então, a montagem de diversos materiais já existentes (rio, prédios, barcos, pessoas, etc) em um cenário imaginário. O segundo caso pode exigir um pouco de criatividade, porém, é como eu falei: criatividade para imaginar tal cenário muitos tem, mas ninguém é dotado do talento necessário para a produzir. Isso está para o desenhista/pintor assim como a capacidade de se expressar sentimentos com palavras está para o poeta/filósofo (todos temos sentimentos, apenas os talentosos conseguem expressá-los com louvor).

As boas ferramentas estão aí e dão chance aos que possuem menos talento para mostrar sua criatividade. Isso favorece os que já tem talento nato e os que ainda não o tem. Criativos ou não, todos precisarão de talento e técnica (minha mãe diria “ter o jeito da coisa”) para operar a ferramenta, seja ela complexa ou não.

via – ImageMaster

Veja também – Criatividade acima da ferramenta | A criatividade faz a diferença, não a ferramenta

Receba mais sobre Photoshop na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thiago Mobilon

Thiago Mobilon

Founder & CEO

Começou a empreender aos 18 anos, fazendo manutenção de computadores e artes gráficas. Criou o Tecnoblog para ser uma espécie de laboratório, onde contaria as suas experiências com eletrônicos e, de quebra, poderia aprender sobre programação e servidores. No entanto o site cresceu rapidamente, se transformando em uma empresa de mídia digital.

Canal Exclusivo

Relacionados