WikiLeaks suspende publicação de documentos por falta de dinheiro

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

O site mais polêmico dos últimos tempos, WikiLeaks, anunciou essa semana que vai suspender a publicação de documentos confidenciais. O motivo dessa pausa é a falta de recursos para manter o site funcionando, que aconteceu depois que instituições financeiras americanas, como o Paypal, Visa e Mastercard, bloquearam o envio de dinheiro das doações para a organização. Segundo seu fundador, Julian Assange, esse bloqueio é ilícito.

Julian Assange explica a suspensão em coletiva | Crédito: AP/Lefteris Pitarakis

As empresas citadas por ele já declararam no passado que fizeram esse embargo financeiro ao site por pressão de políticos americanos. Agora, de acordo com Assange, todos os recursos remanescentes da organização serão usados para lutar contra essas empresas em corte e fazer com que o dinheiro das doações volte a fluir. Segundo o WikiLeaks, mais de 95% das receitas com doações vinham dessas instituições e esse bloqueio causou uma perda de mais de 40 milhões de euros em doações.

Desde 2006 o WikiLeaks tem publicado na web informações que ajudaram a fomentar revoluções políticas ao redor do mundo. Mas manter um site desse cacife não é fácil, demanda não só pessoas trabalhando intensamente no material recebido como também em infraestrutura para que ele se mantenha de pé. E como o dinheiro não chega, Assange achou melhor lutar para tentar receber de novo.

Resta saber se ele tem algum plano B para caso a batalha judicial não funcione ou se esse pode ser o começo do fim do WikiLeaks.

Com informações: The Next Web.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados