Arquivo Computador

Nem Mac, nem PC: Amiga está (mais ou menos) de volta

João Brunelli Moreno
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Os jovens leitores do TB provavelmente não sabem, mas na primeira metade dos anos 90, antes da Microsoft dominar praticamente 90% de todas as máquinas que existiam pela Terra, o mágico mundo dos computadores era dividido entre os reinos do Windows, da Apple e do Amiga – três plataformas que concorriam de igual para igual e eram campeãs de popularidade. Depois de mais de uma década e meia sem um produto no mercado, o Amiga mostrou sinal de vida essa semana.

Fabricado pela Commodore, a linha de PCs Amiga saiu de cena em 1994, depois que a companhia pediu falência vitimada pela concorrência feroz da gigante de Redmond. Enquanto seu hardware deixou de ser encontrado em lojas, o desenvolvimento de seu sistema operacional, conhecido até então pelo grande poder de processamento de gráficos, seguiu (lentamente) a frente, graças a empresa Hyperion, enquanto o hardware ficou a cargo de uma empresa chamada AmigaKit.

AmigaOne X1000: bonito e barato, só que ao contrário | Clique para ampliar

Depois de longos 17 anos, os Amiga deverão voltar a ser comercializados. O renascido AmigaOne X1000 deverá estar disponível para compra “até o final do ano”, e chegará equipado com um processador dual-core PowerISA (quem?), último dos representantes da arquitetura PowerPC, rodando a saudáveis 1.8 GHz, placa de vídeo ATI Radeon R700, 2 GB de memória RAM e 500 GB de HD.

O modelo não deverá ser exatamente um campeão de vendas, no entanto, por conta de seu preço. Destinado a entusiastas hardcore da antiga plataforma, o X1000 vai custar lá fora o equivalente a salgadíssimos R$ 4,8 mil. sem incluir impostos, frete e a licença do Amiga OS 4.1, vendida separadamente. Se você quiser, é só correr nesse página e enviar um e-mail para garantir seu nome na pré-venda.

Aos que esperam uma opção mais em conta, um netbook baseado na plataforma deverá surgir “em breve”.

Com informações: OSNews, AmigaKit (.pdf)

João Brunelli Moreno

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque