OS X Lion com crescimento devagar, quase parando
Sistema da Apple perde para Snow Leopard em número de usuários.
Joia rara de Steve Jobs em seu último ano de reinado frente à Apple, o Lion aparentemente não vai tão bem das pernas como alguns analistas supunham até então. Dados levantados pela firma Chitika, especializada em métricas de publicidade, mostram que o OS X mais recente ainda está distante de tomar o primeiro lugar do Snow Leopard como sistema preferido dos usuários de Mac.
Review: Testamos e aprovamos o Mac OS X Lion
Os números da firma mostram o Snow Leopard com 56% de market share entre os donos de computadores da grife Mac. Em seguida aparece o Leopard, versão do sistema anterior ao leopardo das neves, com 22%. Já o Lion, versão mais atual do OS X, figura apenas na terceira posição com 16% de participação de mercado. É um sistema novo, certamente. Mas daqui a pouco completa 6 meses na Mac App Store para comprar e baixar sem ganhar musculatura como alguns esperavam.
Cabe lembrar que Chitika tem uma forma própria de mensurar e projetar essas informações. Pode ser que um ou outro número esteja em dissonância com a realidade, mas a diferença de percentuais — essa sim — é muito grande para desconsiderar.
O Instituto Tecnoblog de Pesquisas (!) declara que, entre o público que acompanha o site, o Lion já é maioria. Está em 55% das máquinas rodando o sistema da Apple. O Snow Leopard aparece na segunda colocação com 40% de participação (ainda é bastante).
Considerando-se os números gerais de sistema operacional, o Google Analytics instalado em nossas páginas mostra que o Windows continua líder com 75,6% de nossa audiência. Já o Mac OS (como era chamado anteriormente), em todas as suas versões, é adotado por somente 8,13% dos nossos leitores. Linux está ainda pior, com 5,25%.
Com informações: The Verge.