Arquivo Curiosidades

Steve Jobs pretendia criar operadora de celular

Ele desistiu da ideia pouco antes de lançar o iPhone.

Thássius Veloso
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Ao que tudo indica, vamos continuar falando muito sobre Steve Jobs, o legendário co-fundador da Apple. Nessa semana, o especialista em telecomunicações John Stanton revelou que o iCEO estava bastante interessado em tomar o lugar das tradicionais — e gigantescas — empresas de telefonia. Para tanto, ele pretendia apelar para o uso do WiFi como forma de transmitir voz e dados.

Falecido em outubro vítima de uma batalha contra o câncer, Jobs e John Stanton mantiveram um relacionamento profissional próximo entre os anos de 2005 e 2007, de acordo com o especialista. A ideia de Jobs era se aproveitar do espectro de WiFi, que não é regulamentado por órgãos governamentais (ao menos não no Brasil nem nos Estados Unidos, pelo que tenho ciência).

Repare que as conversas entre os dois cessaram no mesmo ano em que o iPhone foi revelado, com vendas exclusivas pela Cingular (mais tarde adquirida pela AT&T).

Stanton não deu muitos detalhes sobre o motivo que fez Jobs largar a ideia.

Pelo que o especialista disse, Steve Jobs falava em criar uma “operadora sintética“. Não temos detalhes sobre como ele pretendia se aproveitar do espectro geralmente destinado ao WiFi para fazer sua operadora de telefonia, nem como o iCEO planejava ganhar dinheiro com isso. O que eu posso afirmar categoricamente é que os acordos que a Apple firma com as operadoras americanas lhe rendem um bom dinheiro na hora de vender os desejados iPhones.

Na semana passada uma operadora pequena e iniciante dos Estados Unidos chamada Republic Wireless iniciou a oferta de um serviço amplamente baseado em WiFi. O cliente paga US$ 19 mensais pelo uso ilimitado de dados, voz e SMS. Só que o cliente tem que usar os serviços em redes sem fio. Se não tiver WiFi, a Republic Wireless passa a utilizar a rede da Sprint (empresa-mãe da Nextel brasileira), porém com limites de uso. Que eu saiba, é o mais próximo que se tem notícia de uma operadora tirando proveito do WiFi como parte primária de seu modelo de negócios.

Com informações: Computerworld e Gizmodo. Foto: Flickr – Yashikazu Takada (CC).

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque