Arquivo Celular

Google recebe patente do método de desbloqueio no Android

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Antes de permitir que suas inovações sejam copiadas sem controle, as empresas sabem que precisam pedir patente delas. Foi o que a Apple fez com a sua técnica de deslizar para desbloquear, implementada em dispositivos móveis rodando iOS e patenteada recentemente. Ontem foi a vez do Google receber a patente do seu próprio método de desbloqueio no Android, que no lugar de números usa padrões gráficos com nove pontos na tela.

O pedido de patente foi registrado no dia 14 de maio de 2010, mas apenas ontem foi concedido e pode ser visto aqui no site do escritório de patentes dos EUA. E embora algumas fabricantes usem seus próprios, o padrão de desbloqueio ainda está presente na maioria dos aparelhos, basta ser ativado.

A divulgação da patente acabou revelando também potenciais futuras funcionalidades do Android. Ela descreve um método que executaria certas funções na tela do Android, mesmo com ele bloqueado, caso um certo padrão fosse desenhado na tela de desbloqueio. Seria possível exibir, por exemplo, a widget de tempo ou a agenda, desde que eles tivessem desenhos de padrão específicos associados à elas.

Esse método de desbloqueio, aliás, não é ainda tão seguro quanto o uso de uma sequência numérica. Quem lê o TB há tempos já sabe que com um pouco de esperteza e tempo é possível para uma pessoa bem informada (e com o equipamento certo) descobrir qual é o padrão para desbloquear um aparelho Android em algo chamado smudge attack. Desde que a tela não tenha sido limpa antes.

Com informações: 9to5google. Imagem por BoyGeniusReport.

Rafael Silva

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque