Nessa semana, a Vivo anunciou o upgrade da sua rede de dados para a tecnologia HSPA+, que, inclusive, é reconhecida como 4G pelo ITU-T. Pelo visto, a concorrência está bem atenta: a Oi anunciou que está fazendo o upgrade da sua rede e a CTBC também irá lançar seus serviços em HSPA+.

Galaxy S II: já com suporte a HSPA+

A Oi afirma testar a tecnologia desde outubro de 2010 e que já iniciou o upgrade na rede. O HSPA+ utilizado pela operadora será de portadora única: a velocidade teórica máxima suportada pela rede será de até 21 Mbps de downstream e 5,8 Mbps de upstream. Não há previsão de quando o serviço será comercializado, mas, de acordo com o que a operadora informou ao Teletime, o objetivo do HSPA+ é “melhorar a qualidade do serviço de banda larga móvel para seus clientes de maneira progressiva”. Assim esperamos.

De outro lado, a CTBC também realiza seus testes da tecnologia HSPA+ há algum tempo, em dez antenas na cidade de Uberlândia. E, logo no dia do lançamento do HSPA+ da Vivo, a controladora da CTBC, Algar Telecom, anunciou que dará início à comercialização de seus novos serviços em alta velocidade a partir da próxima segunda feira, 28 de novembro. O upgrade de toda a rede deverá ser concluído em meados de 2013, com equipamentos da Huawei e da Ericsson.

A CTBC também irá utilizar HSPA+ de portadora única, seguindo o padrão adotado pela Oi e pela Vivo. O que nos resta é aguardar, e torcer para que a conexão melhore mesmo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados