Arquivo Aplicativos e Software

Google continua como busca padrão do Firefox

Thássius Veloso
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Mesmo sendo uma organização sem fins lucrativos, a Fundação Mozilla precisa pagar seus funcionários, aquele pessoal responsável por desenvolver navegadores, clientes de email e uma penca de outras coisas. Felizmente a maior fonte de renda deles, um acordo com o Google para manter o buscador como opção padrão no Firefox, foi renovado. O anúncio da renovação do acordo foi feito na tarde de terça-feira.

Motivo de alegria no QG da Mozilla

Não temos muitas informações sobre o que aconteceu entre as duas organizações. No início do mês a gente havia reportado que o acordo estaria com os dias contados, pois a data de expiração havia chegado e nem Mozilla muito menos Google haviam dado notícias sobre o que aconteceria dali para frente.

O novo acordo, de acordo com a Mozilla, é benéfico para ambas as empresas. Vale por mais três anos adicionais “pelo menos”, com possibilidade de ser extendido lá em 2014.

“Devido ao acordo por vários anos, a busca do Google continuará sendo o provedor de pesquisas padrão de centenas de milhões de usuários do Firefox ao redor do mundo”, afirmou Gary Kovacs, o CEO da Mozilla. Um sujeito que deve estar sorrindo de orelha a orelha, comemorando o salário garantido por mais três anos.

Fico imaginando o assédio que o pessoal da Mozilla deve ter sofrido de outros buscadores e empresas de internet interessadas no espaço privilegiado na barra de navegação do Firefox – que chegou à nona versão hoje, é bom notar. Principalmente da Microsoft, que vê o Bing nadar, nadar (inclusive com recursos novos e bastante interessantes) e morrer na praia. O Yahoo está fora da jogada, como todos sabemos.

Por sua vez, o Google pode se preocupar um tanto menos em ser o buscador padrão do Firefox. Recentemente o Chrome superou o Firefox como número dois no mundo, de acordo com dados da StatCounter, perdendo ainda para o Internet Explorer. Ainda segundo a StatCounter, o Chrome já é o navegador mais utilizado no Brasil.

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque