Engenheiros desenvolvem circuitos que se reparam sozinhos

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

Não sou um engenheiro, mas imagino que algo essencial para que circuitos elétricos funcionem é ter um material condutor por onde passam os elétrons. Estou quente? Ótimo. Sei também que quando esse material se rompe, os elétrons param de fluir e o circuito não funciona. Para ocasiões como essa, engenheiros americanos desenvolveram um método de fazer com que os circuitos se reparem automaticamente e permitam que os elétrons continuem a fluir.

Representação gráfica de como os circuitos funcionam

O grupo responsável pela criação desse método é da Universidade de Illinois, nos EUA, e a ideia criada por eles não é nada menos do que genial: preencher esses circuitos elétricos com micro capsulas contendo metal líquido, mais especificamente ouro uma mistura de Gálio e Índio (thanks, Henrique!). Dessa forma, quando o circuito sofrer algum dano e o material condutor se romper, ele rompe também as capsulas, restaurando a condutividade do circuito. E tudo isso acontece em questão de milissegundos.

O objetivo dos cientistas, por enquanto, é implementar essa tecnologia em lugares onde reparar circuitos é mais trabalhoso, como dentro de aviões que tem circuitos espalhados por tudo quanto é lado. O pessoal do The Verge especula que também é possível ver isso em componentes eletrônicos do nosso dia a dia no futuro, mas o desenvolvimento para essa área específica ainda vai demorar, já que nem ao menos um protótipo funcionando eles tem.

Você confere o artigo completo sobre essa fascinante tecnologia nesse link.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados