Já está na versão 9.0.1

Como você bem sabe, nessa semana a Mozilla liberou a nova versão do Firefox. Tudo muito bem, muito bom, com direito a contrato prorrogado com o Google para que o buscador permaneça como padrão na barra de busca do navegador. Mas e a promessa de que o browser seria mais eficiente que as versões anteriores? De acordo com a Mozilla, dá para dizer que o sucesso foi alcançado no FF9.

De acordo com a Mozilla em um artigo publicado nessa semana, o grande trunfo do Firefox 9 reside no que eles chamam de Type Inference. Confesso que não conheço todos os detalhes sobre o funcionamento do navegador, mas pelo que a Mozilla divulga o Type Inference “analisa o código do software e monitora os tipos de valores conforme o software os executa”. As informações geradas pelo Type Inference são utilizadas no compilador JIT a fim de gerar um código mais eficiente.

O motor de JavaScript do Firefox 9, chamado de SpiderMonkey, recebeu melhorias no recurso de Type Inference para carregar e rodar imagens, gráficos 3D e vídeos de maneira mais rápida. Resultado: a navegação como um todo fica muito melhor.

Abaixo você vê o gráfico disponibilizado pela Mozilla mostrando o desempenho do Firefox na oitava e nova iterações. Realmente, pelos testes apresentados, dá para ver que o software ficou melhor.

Testes realizados pela Mozilla

E a sua experiência com o Firefox 9? Alguns dias depois de instalá-lo, você percebe que o aplicativo está mais rápido e estável? Deixe suas impressões nos comentários.

De minha parte, todo mundo sabe que sou adepto do Google Chrome porque este é o navegador que melhor atende minhas necessidades (além de ser rápido). Testei o Firefox por um tempo e posso dizer que a experiência de uso ficou mais veloz, principalmente quando muitas abas abertas. No entanto, o Chrome continua imbatível para mim.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados