‘Symbian Belle’ ou ‘Nokia Belle’? Os dois, ora bolas

Nokia adota nome "Nokia Belle" para plataforma móvel de celulares

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 5 dias

A Nokia fez confusão nessa semana ao anunciar a chegada do sistema operacional Nokia Belle. Ora, ora, esse nome não lhe parece familiar? Pois é mesmo, a empresa retirou “Symbian” e adicionou “Nokia” no nome da plataforma móvel em um comunicado publicado no site Nokia Conversations. Coisa oficial, portanto. Desde então muita gente vem perguntando o que a companhia finlandesa pretende fazer com o moribundo Symbian. Vai para a cova de vez? O quê? Finalmente tivemos um esclarecimento.

A questão mais simples, sobre o futuro do Symbian, foi prontamente respondida: trata-se de uma decisão de marketing. O Symbian continua no mesmo pé em que estava antes, com futuras atualizações garantidas. “Nós ainda estamos usando Symbian Belle com algumas audiências, como desenvolvedores, mas agora nós também temos a flexibilidade de usar Nokia Belle quando nos referimos aos maiores e mais recentes atualizações de software no Symbian.”

Nokia C6-01 com Belle

Está na hora da Nokia se decidir sobre qual vai ser o nome da plataforma. Tendo dois nomes, ainda que com “Belle” no meio, pode deixar o consumidor confuso. E consumidor confuso faz a compra errada, para tristeza de uma empresa que nos últimos tempos está contando com cada pequena venda que, no fim das contas, fará com que eles cheguem no “próximo bilhão de clientes” (o próprio Elop adora falar nessa filosofia, que prevê que mais um bilhão de pessoas terá acesso à telefonia móvel nos próximos anos).

Já que se trata de um assunto estrutural, não adiantou questionar a Nokia Brasil sobre mais detalhes acerca do assunto. Eles disseram que não vão comentar a nomenclatura do sistema operacional.

Symbian existe há tanto tempo e está tão sólido na cabeça dos devs como marca e no mercado de modo geral. Por que mexer nisso? Justamente no nome? Sem falar que “Nokia Belle” dá para confundir com um aparelho da Nokia de nome “Belle”. Não entendo.

Por outro lado, a marca “Nokia” é muito forte e com certeza confere solidez ao nome do sistema operacional.

Abaixo você assiste a um vídeo de demonstração das funcionalidades do Belle (em inglês). Eu gostei da interface. Bonita.

O “Belle” está agendado para chegar aos celulares da Nokia em fevereiro do ano que vem. Confirmadíssimo no Nokia N8, C7 e C6-01.

Com informações: Engadget

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados