Arquivo Curiosidades

New York Times, ainda está em tempo de vencer na categoria Burrada do Ano

Jornal envia mensagem não solicitada para 8 milhões de pessoas.

Thássius Veloso
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Eu sei que o ano está para acabar. Mas isso não quer dizer que acabou. Veja só, o pessoal do Echofon pode dizer com o maior orgulho que lançou seu cliente para Windows em 2011. Faltando dois dias para o fim do ano, é bem verdade, mas lançou.

Da mesma forma, se não tomar cuidado, a equipe de marketing do jornal The New York Times ainda tem chances de levar o troféu de maior burrada do ano. Ontem, numa bela quarta-feira de inverno no Hemisfério Norte, eles fizeram o favor de disparar uma mensagem não solicitada para somente 8 milhões de pessoas cujo email permanece no banco de dados deles.

Foi o seguinte. Lá no departamento de marketing eles acharam conveniente mandar uma oferta especial, oferecendo 50% de desconto durante 16 semanas, para clientes que haviam cancelado recentemente a entrega do jornal em casa. Sabe como é, o business de jornal anda mal das pernas, então cada cliente mantido conta. Por algum erro interno, porém, a mesma oferta foi enviada para os milhões de pessoas que logo invadiram as redes sociais para reclamar do spam jornalístico.

O NY Times chegou a dizer no Twitter que não tinha nada a ver com a história e que era para as pessoas ignorarem a mensagem. Mais tarde, um porta-voz da empresa veio a público esclarecer: foi sim erro interno e o jornal sente muito pela situação catastrófica decorrente de uma simples mensagem.

Aviso sobre o erro na capa do site do NYT

Existia o receio de que o banco de dados do jornal tivesse sido comprometido e algum hacker tivesse obtido acesso às informações. O jornal nega categoricamente. Diz que foi cagada deles mesmos.

Já imagino que, no expediente do jornal que circula nessa quinta-feira, o nomezinho de um estagiário não está mais lá. (!)

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque