New York Times, ainda está em tempo de vencer na categoria Burrada do Ano

Jornal envia mensagem não solicitada para 8 milhões de pessoas.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

Eu sei que o ano está para acabar. Mas isso não quer dizer que acabou. Veja só, o pessoal do Echofon pode dizer com o maior orgulho que lançou seu cliente para Windows em 2011. Faltando dois dias para o fim do ano, é bem verdade, mas lançou.

Da mesma forma, se não tomar cuidado, a equipe de marketing do jornal The New York Times ainda tem chances de levar o troféu de maior burrada do ano. Ontem, numa bela quarta-feira de inverno no Hemisfério Norte, eles fizeram o favor de disparar uma mensagem não solicitada para somente 8 milhões de pessoas cujo email permanece no banco de dados deles.

Foi o seguinte. Lá no departamento de marketing eles acharam conveniente mandar uma oferta especial, oferecendo 50% de desconto durante 16 semanas, para clientes que haviam cancelado recentemente a entrega do jornal em casa. Sabe como é, o business de jornal anda mal das pernas, então cada cliente mantido conta. Por algum erro interno, porém, a mesma oferta foi enviada para os milhões de pessoas que logo invadiram as redes sociais para reclamar do spam jornalístico.

O NY Times chegou a dizer no Twitter que não tinha nada a ver com a história e que era para as pessoas ignorarem a mensagem. Mais tarde, um porta-voz da empresa veio a público esclarecer: foi sim erro interno e o jornal sente muito pela situação catastrófica decorrente de uma simples mensagem.

Aviso sobre o erro na capa do site do NYT

Existia o receio de que o banco de dados do jornal tivesse sido comprometido e algum hacker tivesse obtido acesso às informações. O jornal nega categoricamente. Diz que foi cagada deles mesmos.

Já imagino que, no expediente do jornal que circula nessa quinta-feira, o nomezinho de um estagiário não está mais lá. (!)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados