Arquivo Antivírus e Segurança

Hackers pretendem criar internet privada com satélites próprios

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Um grupo de hackers anunciou no final do mês passado que pretendem lançar no espaço satélites orbitais com um objetivo específico. A ambição deles não é explorar corpos celestes ou coletar dados sobre os planetas: os satélites vão servir para criar uma nova internet, privada, e que (ao menos em teoria) estaria livre das regras, leis e censura em geral que regem atualmente a web pública. Ela seria chamada Hackerspace Global Grid.

Atualmente existem ao menos duas “internets”. A nossa, do povão, que você provavelmente está usando nesse momento para ler o TB, e outra que interliga instituições de ensino espalhadas ao redor do mundo, chamada NREN, ou National Research and Education Network – que aqui no Brasil é representada pela RNP. A proposta da Hackerspace Global Grid é ser algo parecido com as NREN, usada para divulgar conhecimento mas com o acesso menos restrito.

A ideia foi apresentada pelo seu idealizador, o britânico Armin Bauer, durante o 23º CCC, o mesmo evento de onde saíram as nada preocupantes notícias sobre vulnerabilidades em redes GSM e o problema do HashDos, então você pode ter certeza de que eles não estão para brincadeira.

O projeto ainda está engatinhando: não só eles precisam descobrir uma maneira eficiente e barata de lançar os satélites em órbita como também precisam criar ou alugar instalações de controle na superfície para não perder a localização dos satélites. Uma agência espacial alemã já trabalha com o grupo para custear parte do lançamento, mas eles ainda precisam de algum apoio para tirar a ideia do papel.

Visite a página oficial do projeto para saber mais detalhes.

Com informações: PCWorld.

Rafael Silva

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque