Arquivo Aplicativos e Software

iOS ganha app para cursos livres das melhores universidades do mundo

iTunes U chega de graça à App Store.

Thássius Veloso
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Ainda falando no evento para educação que aconteceu hoje de manhã em Nova Iorque. Não bastasse lançar uma nova plataforma para publicar livros digitais didáticos, a Apple também aposta em cursos livros das melhores universidades do planeta. Tanto que o iTunes U, existente no iOS faz tempo, ganhou um aplicativo especialmente para essa finalidade.

iTunes U no iPad ou no iPhone

Por meio do iTunes U, o app, os usuários podem se inscrever para receber materiais sobre cursos benquistos na meritocracia educacional mundial. A lista de universidades apoiadoras do aplicativo, com conteúdo nele desde o primeiro momento, é longa e inclui Stanford, Cambridge e Oxford.

Eu já acompanhei alguns cursos livres disponibilizados pelo iTunes. Eles apareciam dentro do aplicativo de música e vinham com os arquivos de áudio das gravações das aulas. Um de filosofia, não lembro qual universidade o oferecia, foi-me muito esclarecedor no primeiro ano de faculdade. Com o iTunes U, o app, a Apple eleva o nível dos cursos ao fornecer não só áudio, mas também vídeo e transcrições das aulas para rápida consulta.

E se existe o iCloud, por que não usá-lo para sincronizar as anotações dos estudantes donos de iPads, iPhones e iPods Touch? Essencialmente foi isso o que a Apple fez. Ao ingressar num curso, o iTunes baixa os conteúdos automagicamente para todos os dispositivos. Ao confirmar numa janela, o usuário também ativa a sincronização das notas.

Outro recurso do iOS que a Apple parece tirar bom proveito são as Push Notifications, notificações que aparecem na tela do aparelho imediatamente assim que um novo conteúdo para o curso é publicado. Assim dá para se manter sempre atualizado sobre aulas novas acrescidas ao programa, entre outras coisas.

iTunes U: com elementos na interface que não seguem o Padrão Apple de Qualidade

O iTunes U é muito, muito útil. Infelizmente é preciso saber inglês para desfrutar a maioria dos cursos aprovados pela empresa da maçã. Nisso já se reduz bastante a quantidade de pessoas que tirariam proveito do recurso. Ainda assim, as mudanças apresentadas hoje são bem-vindas. Foram mais de 700 milhões de downloads em conteúdos do iTunes U até agora, de acordo com a Apple.

Os professores interessados no iTunes U devem usar o “Course Manager“, gerenciador de curso acessível do navegador. Mais prático, impossível, com exceção de que é preciso ter o Safari instalado na máquina (pelo menos é a mensagem que eu recebi ao acessar a página).

Atualização às 15h50

Além dos aplicativos citados no texto, a Apple também liberou atualização para o iTunes (versão 10.5.3). Download aqui.

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque